História, localização e infra-estruturas.

Os serviços e as pessoas.

Organização, departamentos e centros de recursos.

CTeSP, Licenciaturas e Mestrados.

Programas e projectos de investigação.

Apoio e transferência de conhecimento.

A atmosfera, as instalações, as pessoas.

Acontece na ESA.

Blogue Notícias ESA
IPB.Virtual - plataforma de e-learning e de e-research
Clima na Escola Superior Agrária de Bragança
Portal Candidato IPB
Ligações B-ON - Biblioteca do Conhecimento OnlinePlataforma DeGóis - Plataforma Nacional de Ciência e TecnologiaCampus Virtual IPB
Redes Sociais Facebook Instagram Twitter

Acontece na ESA

Palestras sobre Gestão da Água

2 de Março de 2010

No âmbito de uma visita de estudos du Lycée Agricole dos Altos Pirinéus, terá lugar, amanhã, dia 2 de Março, pelas 9h, no Auditório Pequeno da ESA, um conjunto de palestras no âmbito da água e Gestão da água na região de Bragança, assim como uma apresentação da Região dos Altos Pirinéus para as quais vimos, desde já, convidar todos os interessados. O programa segue abaixo e contará com exposições em francês e inglês.

• 9h – Présentation d´IPB et ses formations – Anabela Martins
  • 9h 30 – Caractéristiques floristique, agricole et forestières de la Région de Bragança – Carlos Aguiar
  • 10h 30 – Ecologie de l´eau dans la région de Bragança – Amílcar Teixeira
  • 11h 30 – Introduction a la problématique de l’eau dans la Région de Bragança – Tomás de Figueiredo
  • 14h – Présentation de la Région, de l´école et la problématique de l’eau en agriculture et forêt. des Hauts-Pyrénée.

Dia Aberto IPB 2010

3 de Março de 2010

No próximo dia 3 de Março de 2010 irá decorrer o Dia Aberto do Instituto Politécnico de Bragança - IPB, com o objectivo dar a conhecer a Instituição ao público em geral, assim como a oferta formativa das suas 5 Escolas. Pretendemos que todos os visitantes e os alunos do Ensino Secundário, em particular, possam contactar com a realidade do Ensino Superior. Ao abrir as suas portas à comunidade e entre outros, aos alunos de 10ª, 11º e 12º anos, CEFs T5 e T6 e Cursos Profissionais, o IPB oferecerá várias actividades desde demonstrações, visitas a laboratórios e actividades experimentais.
  • O acesso a estas actividades obedece a uma inscrição prévia, a efectuar online, até ao dia 24 de Fevereiro de 2010.
  • Com base nas fichas de inscrição a organização elaborará um programa para cada grupo de alunos/participantes.
  • Sempre que uma actividade esteja sobrelotada, será proposta a substituição desta por outra dentro de uma área afim.
  • A recepção dos alunos será efectuada no Campus de Santa Apolónia, onde deverão dirigir-se ao secretariado.
  • Haverá um guia do IPB para acompanhar cada grupo durante o tempo que permanecer no Campus.
Os almoços serão oferecidos pelo IPB, na Cantina dos Serviços de Acção Social, a todos os participantes destas Jornadas, desde que o mencionem na ficha de inscrição.

Produção e Utilização de Bioenergia nos Transportes

12 Março de 2010

Seminário Biocombustíveis

Curso Autenticidade de Produtos Alimentares

12 e 13 de Março de 2010

Curso Autenticidade de Produtos Alimentares
Desdobrável

Seminário Certificação Energética e da Qualidade do Ar Interior e Medidas da Construção Sustentável

15 de Março de 2010

Numa parceria com a Agência Portuguesa do Ambiente (APA) e a Agência para a Energia (ADENE), a Iniciativa CONSTRUÇÃO SUSTENTÁVEL promove oito SEMINÁRIOS em 2010 em diversos auditórios no país - o primeiro ciclo dos quais integrando Bragança -, com a duração de duas horas e meia, dedicados ao Sistema de Certificação Energética e da Qualidade do Ar Interior bem como a temas relacionados com as oportunidades de intervenção no meio edificado numa abordagem de valorização dos recursos – todos com entrada é gratuita.

Após duas décadas a conceber e a realizar edifícios que integram os melhores conceitos e medidas disponíveis para a construção sustentável e que resultaram em elevados níveis de conforto ambiental e em baixos consumos de energia para os utilizadores finais, a Tirone Nunes lançou a Iniciativa CONSTRUÇÃO SUSTENTÁVEL, constituída pelo livro com o mesmo nome, e pelas páginas na Internet www.construcaosustentavel.pt e www.casacertificada.pt .

No âmbito da parceria acima referida e em nome da Agência Portuguesa do Ambiente, da Agência para a Energia e da Iniciativa CONSTRUÇÃO SUSTENTÁVEL gostaria de convidá-lo a participar no seminário que estamos a promover, com o tema: SEMINÁRIO CERTIFICAÇÃO ENERGÉTICA E DA QUALIDADE DO AR INTERIOR E MEDIDAS DA CONSTRUÇÃO SUSTENTÁVEL,

Este seminário terá lugar no Auditório Auditório Dionísio Gonçalves da Escola Superior Agrária do Instituto Politécnico de, Bragança no Campus de Santa Apolónia em Bragança, e decorrerá entre as 15H e as 17H30, de acordo com o programa em anexo.
A entrada é gratuita mas de inscrição obrigatória através do endereço electrónico mail@tironenunes.pt ou pelo telefone 219616646.

Curso de Líquenes como bioindicadores de poluição atmosférica - 3ªEdição

20 e 21 de Março de 2010

Curso de Líquenes como bioindicadores de poluição atmosférica

Arquivo de Eventos