História, localização e infra-estruturas.

Os serviços e as pessoas.

Organização, departamentos e centros de recursos.

CTeSP, Licenciaturas e Mestrados.

Programas e projectos de investigação.

Apoio e transferência de conhecimento.

A atmosfera, as instalações, as pessoas.

Acontece na ESA.

Blogue Notícias ESA
IPB.Virtual - plataforma de e-learning e de e-research
Clima na Escola Superior Agrária de Bragança
Portal Candidato IPB
Ligações B-ON - Biblioteca do Conhecimento OnlinePlataforma DeGóis - Plataforma Nacional de Ciência e TecnologiaCampus Virtual IPB
Redes Sociais Facebook Instagram Twitter

Acontece na ESA

I Jornadas de Análises Clínicas e Saúde Pública de Bragança

26 de Janeiro de 2007

8:30h. Abertura do Secretariado
9:00h. Sessão Solene de Abertura
9:15h. Infecção Nosocomial Dr.ª Emília Mesquita, Dr.ª Mar Suarez, Dr. Miguel Cunha, Dr. Carlos Pintado, Enf. Inês Lopes (Comissão de Infecção Hospitalar do Hospital Distrital de Chaves)
10:45h. Intervalo Para Café.
11:15h. Hematologia Pediátrica Dr.ª Manuela Ferreira Serviço de Pediatria da Unidade Hospitalar de Bragança do Centro Hospitalar do Nordeste, EPE.
11:45h. Diagnóstico Laboratorial da Deficiência em Ferro Dr.ª Ana Carvalho Serviço de Hematologia da Unidade Hospitalar de Bragança do Centro Hospitalar do Nordeste, EPE.
12:15h. Novas Tecnologias Aplicadas ao Diagnóstico Hematológico Dr. Manuel Cunha Serviço de Hematologia do Hospital Distrital de Chaves
13:00h. Almoço
14:30h. Raciocínio Estatístico e Investigação Dr. Rui Pimenta Departamento de Produção e Sistemas, Escola Superior de Tecnologia da Saúde do Porto, Instituto Politécnico do Porto.
15:00h. Estudo Comparativo dos Mecanismos que Regulam a Migração e o Tropismo Tecidular dos Linfócitos T Normais e Neoplásicos - Utilidade para o Diagnóstico de Doenças Linfoproliferativas Dr. João Moura Alves Escola Superior de Enfermagem do Instituto Politécnico de Viana do Castelo
15:30h. Intervalo para café. Discussão de pósteres.
16:00h. Diagnóstico Precoce: Presente, Passado e Futuro Dr. Rui Vaz Osório Instituto de Genética Médica Dr. Jacinto de Magalhães
17:00h. Novos Conceitos em Citogenética Dr.ª Rosário Pinto Leite Serviço de Genética - Centro Hospitalar de Vila Real-Peso da Régua, S.A - Vila Real
17:30h. Hipotiroidismo Congénito Dr.ª Carina Rodrigues Escola Superior de Saúde do Instituto Piaget
18:00h. Sessão de Encerramento

Local: Auditório da Escola Superior Agrária do Instituto Politécnico de Bragança

catraz

Clima e Recursos Naturais

29 e 30 de Janeiro de 2007

Ilustre membro fundador do Instituto Politécnico de Bragança, mentor e actor do seu desenvolvimento e afirmação, o Professor Doutor Dionísio Gonçalves foi também, e é ainda, investigador atento e de reconhecido mérito na sua área de especialidade, e cuja obra aliás não se limita a fronteiras estritas.
Natural de Bragança, com transmontana vivência, do trajecto de uma vida dedicada ao ensino superior e à ciência, o Professor Dionísio Gonçalves para aqui trouxe e aqui deixou, o que dessas outras vivências seu espírito aberto bem soube reter, em lucidez e ousadia.

Ao Professor Doutor Dionísio Gonçalves, na sequência da sua aposentação recente, entendeu a Presidência do Instituto Politécnico de Bragança prestar uma homenagem, mas esta centrada justamente no que foi o mais caro objecto da sua entusiástica curiosidade intelectual – o clima – e no modo como a disciplinou para resultar em conhecimento – a ciência.

E é assim que se irão realizar as “Conferências de Homenagem ao Professor Doutor Dionísio Afonso Gonçalves”, evento integrado nas comemorações do próximo dia do Instituto, em 29 e 30 de Janeiro de 2007, cujo programa, pela temática e pela qualidade dos intervenientes, se compagina inteiramente com o propósito primeiro do evento e, por isso, com o enorme apreço e admiração pelo homenageado e pela sua obra científica que o Instituto, no que representa, tem oportunidade de manifestar.

E-mail: climarn@ipb.pt - Tel: 273 303 305
Campus de Santa Apolónia, Apartado 1038