Observação, explicação, perguntas e respostas:
- Preparação de amostras de solos e plantas;
- Análise de solos de rotina que compreende as determinações de i) textura manual, teor em matéria orgânica, fósforo e potássio, pH.
- Análises físicas de solos: capacidade de retenção de água, permeabilidade, densidade aparente e real, porosidade, análise mecânica.
- Outras análises químicas a solos e plantas: determinação de azoto, boro, fósforo e potássio.
Experimentação de técnicas:
As visitas podem ser preparadas com os monitores dos cursos, sendo possível a exemplificação prática de qualquer das análises efectuadas no laboratório, de acordo com os objectivos do monitor e as possibilidades do próprio laboratório; Alunos do 1º ciclo podem tomar aqui contacto com os diferentes constituintes do solo e a sua importância para o crescimento das plantas. Podem observar diferentes tipos de materiais constituintes dos solos e algumas das suas propriedades, como por exemplo a permeabilidade, textura ou cor.
Objectivos da visita:
Dar a conhecer aos agricultores a existência de uma entidade que lhes permite a realização de análises de solos com o objectivo de:
avaliar a fertilidade dos solos, emitir um parecer para recomendação de fertilização, em função da cultura instalada ou que pretendem instalar. informar os agricultores sobre os procedimentos a efectuar para a colheita das amostras de solos.