LABORATÓRIO DE SILVICULTURA
A Silvicultura envolve também os equipamentos de mobilização, maneio florestal e exploração florestal.
Uma visita ao sector da Silvicultura deve passar forçosamente pelo viveiro (parte adstrita ao Departamento Florestal) e pelo hangar de máquinas. No primeiro prevê-se, desde que haja meios humanos e económicos disponíveis, a produção de plantas florestais e ornamentais. Neste caso, poder-se-ão explicar todas as fases envolvidas desde a recolha de sementes até à saída do viveiro para local definitivo.
A parte da estufa que nos cabe foi disponibilizada pela ESAB. A responsabilidade técnica ficará a cargo da docente Maria do Sameiro.
O equipamento existente no hangar de máquinas foi também adquirido pela ESAB, no início do curso de Gestão de Recursos Florestais, para formação e treino dos alunos. Desde essa época não foram efectuadas novas aquisições. Porém, a responsabilidade técnica desta parte cabe ao docente Luís Nunes. Caso seja possível, e apenas em casos específicos, serão feitas demonstrações de equipamentos
Os projectos já concluídos e em execução desenvolvem-se na área das principais espécies folhosas: castanheiro, cerejeira, nogueira, freixo, sobreiro, amieiro e carvalho. Existe também alguma actividade científica no âmbitos das resinosas, nomeadamente no que respeita ao cipreste (Cupressus lusitanica).
Dado a actividade silvícola ser essencialmente de exterior, as actividades serão apresentadas a partir de métodos audiovisuais:
Pósteres Fotografias Slides Power point
NOTA: a apresentação deverá ser feita pela funcionária Dª Manuela Sá Morais. Em casos pontuais e assim que se justifique será feita pelo Eng. Téc. Daniel Saraiva ou por um dos docentes responsáveis
A secção de Silvicultura é da responsabilidade dos docentes
- Maria do Loreto Monteiro
- Maria do Sameiro Patrício
- Luís Nunes.
Colaborador permanente:
- Angelo Daniel Saraiva