Cartaz Plantas Aromáticas e Medicinais

O número de produtores de plantas aromáticas e medicinais duplicou nos últimos anos, tendo as áreas cultivadas aumentado de forma equivalente.

Os novos produtores são jovens e têm elevada escolaridade, ainda que nem sempre no ramo agrícola.

Sendo Portugal um país com reduzida importância no contexto internacional na produção de plantas aromáticas e medicinais, a informação disponível em língua portuguesa sobre a agronomia das culturas é marginal. Ainda assim, existe bibliografia diversa sobre identificação botânica, propriedades medicinais e uso tradicionais das principais culturas. Contudo, para que o setor possa crescer e tornar-se rapidamente competitivo à escala internacional, é necessário aumentar o conhecimento à escala local sobre adaptação agroecológica das espécies e sobre a técnica cultural.

Este seminário destina-se a discutir constrangimentos que a falta de conhecimento na área das plantas aromáticas e medicinais pode levantar aos produtores e a apresentar resultados de dois projetos PRODER 4.1 em curso na área das plantas aromáticas e medicinais.