Os resultados de ensaios de laboratório, realizados no âmbito da tese de doutoramento da professora do Instituto Politécnico de Bragança (IPB) Maria José Alves, foram destacados em publicações científicas internacionais, como o Journal of Applied Microbiology, por se ter conseguido, pela primeira vez, identificar compostos de cogumelos silvestres eficazes na neutralização de bactérias resistentes a antibióticos.

Isabel Ferreira que, juntamente com Anabela Martins tem vindo a desenvolver diversos projetos de investigação na área dos cogumelos silvestres, no IPB, e orientadora principal da tese que Maria José Alves apresentou à Universidade Católica Portuguesa, explicou-nos que nesta fase os ensaios foram realizados in vitro. Para que os estudos possam despertar o interesse das farmacêuticas, serão necessários estudos in vivo, ou seja como animais infectados com estas bactérias resistentes a antibióticos, o que requer tempo e dinheiro. Também será necessário identificar a substância ativa que torna os compostos eficazes.
Este trabalho foi possível devido à colaboração da Unidade de Chaves do Centro Hospitalar de Trás-os-Montes e Alto Douro e teve a virtualidade de identificar bactérias em contexto real. Ao todo, as investigadoras identificaram 15 estirpes bacterianas e submeteram a prova 16 compostos de cogumelos silvestres. Destes, seis apresentaram resultados positivos, no que respeita à neutralização das bactérias. Isabel Ferreira explicou que os compostos podem também potenciar o efeito dos antibióticos que, até aí, em determinadas bactérias, não surtiam efeito.
Perante a boa aceitação da comunidade científica internacional do estudo que realizou em colaboração com Isabel Ferreira e Anabela Martins, e, posteriormente, com Manuela Pintado, da Universidade Católica, Maria José Alves revela-se contente, não a título pessoal, mas acima de tudo por este trabalho resultar de uma colaboração entre a instituições de ensino e um hospital. “A ideia que tem que passar é que as instituições podem colaborar umas com as outras”, disse.
Anabela Martins sublinhou também o facto de este e outros estudos, publicados em revistas científicas internacionais, revelarem que não só no Porto, Lisboa e Coimbra se faz investigação científica de qualidade.
Maria José é analista clínica no Hospital de Chaves e simultaneamente professora na Escola Superior de Saúde do IPB.
Contou-nos que o seu estudo se desenvolveu ao longo de três anos, mas resultou de uma investigação de há longa data que vem sendo realizada no IPB, sobre os cogumelos e as suas propriedades terapêuticas e nutricionais, por docentes da Escola Superior Agrária como Anabela Martins e Isabel Ferreira.
Estes trabalhos de investigação têm conduzido a outros resultados. Por exemplo, Isabel Ferreira, apresenta hoje, na Semana de Tecnologia e Gestão, uma palestra sobre os resultados terapêuticos de estratos de cogumelos em células tumorosas. Os ensaios in vitro foram também realizados no âmbito de uma tese de doutoramento. Agora, numa segunda fase, decorrem já experiências em ratinhos, no Instituto de Patologia e Imunologia Molecular da Universidade do Porto, para verificar se o potencial anti-tumoral demonstrado pelos compostos in vitro se mantém.

em Mensageiro de Bragança