Conferência Qualidade do Ambiente Urbano: Novos desafios

Num planeta cuja população urbana apresenta uma tendência crescente, questões como a qualidade do ambiente e, em particular, a qualidade de vida do Homem surgem como requisitos essenciais na construção das cidades do futuro. Entre os principais problemas que a gestão e o planeamento urbano enfrentam, encontram-se a degradação da qualidade do ar, os aumentos dos níveis de ruído e as alterações do clima local com influência directa no conforto térmico humano. A esta realidade acresce ainda a constante ameaça das áreas verdes e dos espaços abertos urbanos, em resultado de uma distribuição de usos do solo cada vez mais competitiva. Construir habitações e infra-estruturas para os novos residentes urbanos, ao mesmo tempo que se deve assegurar um ambiente urbano agradável e saudável, é um desafio que se coloca à urbanização global.

Na conferência “Qualidade do Ambiente Urbano: Novos Desafios” procurar-se-á encontrar estratégias de construção da cidade contemporânea que promovam a qualidade do ambiente, através da participação de oradores de reconhecido valor e da criação de um espaço que estimule o debate entre os participantes.

Os principais objectivos a alcançar são:

  • criar uma oportunidade para juntar cientistas, jovens investigadores, políticos, técnicos e estudantes, de múltiplas áreas, para discutirem aspectos relacionados com as causas, as consequências e as soluções dos problemas ambientais que as cidades enfrentam hodiernamente, não deixando de fora a importância dos espaços verdes neste contexto.
  • contribuir para uma compreensão mais integradora dos problemas ambientais urbanos, de modo a definirem-se soluções capazes de mitigar os seus efeitos rumo a um futuro de sustentabilidade urbana.
  • procurar responder a questões como: quais as ligações entre os problemas ambientais e o bem-estar humano nas cidades? quais as necessidades de conhecimento neste domínio para os planeadores e os decisórios?

Para mais informações pode consultar a página web do evento em www.esa.ipb.pt/qau09/