O Centro de Emprego de Bragança é um dos que recebe mais projectos de empreendedorismo a nível do norte do país.

Actualmente tem inscritos entre 350 a 400 licenciados e bacharéis vindos sobretudo das áreas das ciências sociais, nomeadamente da área do ensino, sendo que também já começa haver alguns problemas para encontrar emprego na área das engenharias.
Por isso há cada vez mais jovens a apresentar projectos de empreendedorismo.
“A nível do norte é talvez ou segundo ou terceiro centro de emprego que tem maior aptidão para este tipo de iniciativas e desta forma de criar empresas” refere Ilídio Rodrigues, director do Centro de Emprego de Bragança. “Estamos a falar de pequenas iniciativas, com cinco postos de trabalho no máximo, onde a burocracia não é muita e são candidaturas que eu próprio posso aprovar” acrescenta, o responsável.
O Centro de Emprego de Bragança recebeu 273 estágios profissionais em 2007.
Mas há outras saídas profissionais para quem procura emprego, como é o caso do empreendedorismo.
Os projectos são comparticipados em cerca de 40% e por isso, para Ilídio Rodrigues, criar uma empresa “ é uma solução” para quem está à procura de emprego, pois na “Administração Pública as entradas estão congeladas e por isso os licenciados, sobretudo das áreas sociais, têm de se socorrer de outras saídas”. A criação de uma empresa própria implica “algum risco mas não é tanto quanto isso” afirma Ilídio Rodrigues “mas obviamente que temos de ter projectos credíveis e desde que tenham viabilidade económica e financeira terão seguramente o apoio do Centro de Emprego” garante o director. Segundo Ilídio Rodrigues, a área de Engenharia Florestal e do serviço social, são as áreas mais indicadas para projectos de empreendedorismo.

Na Escola Superior Agrária de Bragança decorreu ontem um debate sobre o tema.
Isabel Maria Pires, directora do Centro Social de Santa Catarina, em Bragança, deu o exemplo do que significa lançar um negócio próprio. “Fui a primeira pessoa a vir com a ideia de um lar privado para Bragança e foi muito complicado mas superei e tive apoio dos órgãos de gestão administrativa” conta.
No final da palestra os alunos mostraram-se satisfeitos com as dicas apresentadas pelos diversos intervenientes. “Convém sabermos estas coisas porque nunca se sabe o dia de amanhã”. “Ficamos a saber como devemos agir, como nos comportar e as atitudes que temos de tomar”. Outros referem que a possibilidade de ocorreram “muitos entraves” pode levar “facilmente a desistências”.

Projectos de empreendedorismo destacam-se em Bragança
Rádio Brigantia – 14-Mar-2008