Pré-incubadora do IPB ajuda novos empresários

Foi inaugurada ontem a pré-incubadora de negócios do Instituto Politécnico de Bragança. Um novo espaço que vai facultar aos jovens recém-licenciados toda a ajuda necessária na criação e desenvolvimento de uma empresa.

O presidente do IPB, Sobrinho Teixeira, revela em que consiste o novo projecto do estabelecimento de ensino. “Uma pré incubadora que será para ajudar a desenvolver aquelas ideias que ainda não estão solidificadas, mas que podem ser ideias felizes e que ainda podem precisar não só da componente de análise económica, mas também da componente de análise de inovação e de análise laboratorial”, esclarece Sobrinho Teixeira.

A pré-incubadora já tem seis novas empresas que estão a receber todo o apoio necessário ao seu desenvolvimento. “ Já há seis empresas que estão a desenvolver-se, não esperava que conseguíssemos seis empresas em tão pouco tempo”, revela o presidente do IPB, salientando que as empresas se situam “em sectores diversificados que vão desde a área da Internet, gerontologia, na área das energias renováveis, na área dos cogumelos”. “Estão a ser criadas e vão ser ajudadas por este tipo de apoios”, garante Sobrinho Teixeira.

Sobrinho Teixeira congratulou-se ainda pelo facto de terem sido aceites as candidaturas ao QREN para a certificação de algumas áreas de ensino e de investigação do IPB. Essa certificação vai permitir que as futuras empresas possam concorrer à atribuição de cheques-inovação e investigação. “Aqui há um reconhecimento da instituição como sendo uma instituição certificada para poder induzir inovação, desenvolvimento e tecnologia”, sublinha o presidente do estabelecimento de ensino. “O cheque será dado às empresas que adquirirão os serviços às instituições que entenderem, mas que têm que estar certificadas”, realça Sobrinho Teixeira considerando que “se o IPB não conseguisse esta certificação nunca poderia ser contactado por empresas que o desejassem, porque a elas não seria reconhecido o dispêndio do cheque se a instituição a quem se dirigiam não fosse uma instituição já creditada”.

Uma iniciativa que é direccionada sobretudo aos finalistas e recém licenciados do IPB, mas que segundo Sobrinho Teixeira vai também oferecer ajuda à comunidade em geral.

Fonte: Rádio Brigantia

1. Instituto Politécnico de Bragança (IPB), as doze Câmaras Municipais do distrito, associações empresariais, IAPMEI e Banca uniram-se para ajudar os jovens recem-licencidos a criarem uma empresa. Estas entidades criararam formalmente a Rede Regional de Fomento ao Empreendedorismo. A ideia passa por formar os jovens que estudam no IPB, ajudando-os em projectos que possam dar corpo a uma empresa com o auxílio dos restantes parceiros do projecto.

Sobrinho Teixeira, presidente do Instituto Politécnico de Bragança revela que para fomentarem a rede de empreendedorismo a instituição criou uma pré-incubadora de negócios. Ja nasceram seis empresas. O responsável pelo IPB sublina que esta Rede Regional de Fomento ao Empreendedorismo cumpre um dos designios do instituto – promover o desenvolvimento regional. No instituto estudam 6100 alunos, cerca de 75% são de fora da região e, acredita-se que com esta acção, alguns deles possam ficar no distrito. O instituto Politécnico de Bragança também vai alargar o apoio às empresas, mesmo as já constituídas com os cheques “Inovação” e “Desenvolvimento e Tecnologia”. O IPB acaba de ser cerfificado nesse sentido.

2. Arlete Santos

2008/05/16 at 21:54

Foi com tristeza que deixei Bragança, depois de terminar a Licenciatura em Gestão de Empresas, na Estig. Por não haver uma boa oferta tive de procurar novos desafios além fronteiras (em Madrid) e agora é com alegria que vejo Bragança e o IPB na ribalta do empreendedorismo. Desejo boa sorte para este novo projecto que permitirá fixar bons recursos numa região que tem muito para triunfar.

3. A par dos cursos de formação em Empreendedorismo, o IPB criou uma pré-incubadora para ajudar a desenvolver ideias empresariais que ainda necessitam de acompanhamento ao nível da análise económica e laboratorial, bem como de estudos de inovação.
    Este espaço, com cinco gabinetes, é virado, sobretudo, para os cerca de 6100 alunos do IPB, mas também tem as portas abertas a todos os jovens que precisem de apoio para montar o seu negócio.
    Para já, existem seis empresas em fase de desenvolvimento, que apostam em sectores diversificados, designadamente Internet, Gerontologia, Energias Renováveis, Desporto e Agricultura.
    Os rostos destas empresas são alunos do IPB, que estão a apostar na criação do seu próprio posto de trabalho.