Notícias ESA

Blogue de notícias da Escola Superior Agrária de Bragança

Municípios do distrito de Bragança aderem a Rede de Empreendedorismo

Já foi lançada a Rede Regional de Empreendedorismo no distrito de Bragança. O protocolo entre o Instituto Politécnico e os 12 municípios do distrito foi assinado ontem em Vimioso numa cerimónia que contou com a presença de outros parceiros do projecto, como o IAPMEI e o NERBA.

Sobrinho Teixeira, presidente do IPB explica em que consiste a rede de empreendedorismo. “Com este protocolo pretendemos que os agentes, nomeadamente as autarquias que disponibilizem espaços para estes jovens que se pretendem fixar, e as instituições de crédito como instituições avaliadoras daquilo que poderá parecer um projecto capaz poderem dar corpo a esse projecto”, assinala o presidente do IPB.

Luís Filipe Costa, presidente do IAPMEI, indica qual vai ser a participação do Instituto de Apoio às Pequenas e Médias Empresas nesta iniciativa. “O papel do IAPMEI é fundamental porque somos agentes dinamizadores destas redes de empreendedorismo, através do programa “Finicia” que lançámos nesta região há mais de um ano”, salienta o presidente do IAPMEI, dizendo que há ainda “dois instrumentos que são fundamentais para o financiamento dos projectos que é a garantia mútua e o capital de risco”.

Luís Filipe Costa defendeu ainda que o ensino do empreendedorismo deve ser introduzido nas escolas. “No secundário e mesmo no primário de maneira que nós todos como pais não vejamos os nosso filhos apenas em termos de educação como futuros empregados por conta de outrem, mas olhemos também para os nossos filhos como futuros empresários e esse ensino começa na escola”, sugere o dirigente do IAPMEI.

José Rodrigues, presidente da Câmara municipal de Vimioso, não tem dúvidas de que o protocolo é importante e garante que a autarquia já ajuda os empresários com a venda de terrenos a um cêntimo o metro quadrado. “ Comprometemo-nos a dar condições aos jovens no nosso concelho, por exemplo no nosso concelho temos na zona industrial a cedência de terrenos”, garante José Rodrigues. “Temos mais esta ajuda do IPB e penso que vem trazer mais algum dinamismo ao nosso concelho”, conclui o autarca.

O protocolo conta também com a parceria das associações de desenvolvimento da região trasmontana e de algumas instituições de crédito.

Fonte: Rádio Brigantia

1 Comment

  1. IPB facilita criação de empresas

    A Rede Regional de Fomento ao Empreendedorismo, que tem como missão apoiar os jovens que queiram investir no distrito de Bragança, foi formalizada, na passada terça-feira, em Vimioso.

    O Instituto Politécnico de Bragança (IPB) é elo central da rede, que tem como parceiros as 12 autarquias do distrito, o Nerba, as associações de desenvolvimento regional, organismos públicos (IAPMAI, IEFP e CACE) e instituições de crédito.
    Segundo o presidente do IPB, Sobrinho Teixeira, esta iniciativa visa incutir o espírito empreendedor nos alunos do Politécnico, contribuindo para o desenvolvimento da região, através da criação de novos investimentos.
    Com a criação deste protocolo, os parceiros comprometem-se a prestar apoio dentro das suas áreas aos novos empresários. “As autarquias, por exemplo, vão disponibilizar espaços em situações favoráveis para que os jovens fixem as suas empresas”, explicou Sobrinho Teixeira.
    Nesta matéria, a Câmara Municipal de Vimioso continua a oferecer terrenos a 1 cêntimo por metro quadrado na zona industrial. “Agora também disponibilizamos espaços ao mesmo preço para a construção de habitação própria, destinados aos jovens”, salientou o autarca local, José Rodrigues.
    Em relação à obtenção de empréstimos para a concretização das ideias empresariais, o presidente do IPB realça que o acesso ao crédito não é imediato, mas será facilitado desde que os projectos tenham viabilidade económica.

    Parceria garante o acesso ao crédito a todos os projectos com viabilidade económica

    “Vamos fazer, dentro do politécnico, uma primeira análise aos indicadores micro-económicos, que vão ditar a viabilidade da empresa. Caso os valores sejam favoráveis iremos arranjar o financiamento junto dos nossos parceiros”, realçou o responsável.
    O nascimento de novos investimentos também é impulsionado pelo IAPMAI, que, a par da plataforma Finicia, disponibiliza, ainda, dois instrumentos para o financiamento dos projectos. “Temos o capital de risco e a garantia mútua, para fazer face ao aperto do crédito por parte da banca”, explicou o responsável do IAPMAI, Luís Filipe Costa.
    Além disso, o responsável defende, igualmente, a criação de clubes de Business Angels na região, para que os jovens empresários tenham o apoio de gestores seniores com provas dadas em matéria de empreendedorismo.

Deixar uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

© 2024 Notícias ESA

Theme by Anders NorenUp ↑