Sem prendas, pelo menos que se saiba. O Instituto Politécnico de Bragança (IPB) comemorou 25 anos de vida esta segunda-feira e o Ministro do Ensino Superior, que veio à festa, não deixou nenhuma oferta à instituição. Nem uma palavra sobre as desejadas instalações para a Escola Superior de Tecnologia e Gestão de Mirandela. Mariano Gago deixou apenas um elogio. Segundo ele, o Politécnico de Bragança já se afirmou como um dos melhores do país.

O Ministro da Ciencia e Ensino Superior elogiou o IPB pela especialização diferenciada, pela interacção com a região, por ter conseguído atrair alunos de fora e por estar a permitir a criação de emprego para os alunos formados. Mariano Gago reconhece qualidade, mas apenas para que o ensino superior politécnico, não admitindo a transformação da instituição em universidade. O Instituto Politécnico de Bragança, até hoje, já diplomou 10 900 alunos. Na actualidade o IPB tem 6200 alunos em cinco escolas. São ministrados 12 cursos de Especialização Tecnológica, 39 licenciaturas e 13 mestrados. Sobrinho Teixeira, presidente do Instituto Politécnico de Bragança diz que nos 25 anos de existência, a instituição já fez história, mas entende que a sobrevivência do ensino superior politécnico depende das parcerias nacionais e internacionais que forem feitas. Essa é precisamente uma das consequências da nova lei que vai reorganizar o sector, sublinhou Mariano Gago. Precisamente a pensar no futuro, o IPB modernizou a imagem, criando um novo logótipo.

Fonte: RBA