Objectivos:
A realização deste trabalho tem como principal objectivo fomentar a Produção Biológica de Mel na Região de Trás-os-Montes (região com características únicas em Portugal, onde, por questões geográficas, a contaminação por agentes químicos é mais improvável), evidenciando aos apicultores as potencialidades económicas deste nicho de mercado, onde a procura excede largamente a oferta.
Assim, pretende-se:
- Criar apiários experimentais que representem as várias condições geográficas e climatéricas características da região de Trás-os-Montes.
- Controlar a qualidade da cera introduzida nas colmeias e da cera produzida, quer ao nível de contaminações por pesticidas e acaricídas, quer contaminações de micotoxinas e loque americana e europeia.
- Experimentar, em apiários de ensaio, os vários produtos de tratamento sanitário consagradas na lei para a produção biológica, identificando, para as diversas regiões geográficas em estudo, o tratamento mais eficiente para controlo das infestações por Varroa.
- Controlar o processo de evolução dos produtos utilizados nos tratamento sanitários, ao longo do processo de desenvolvimento do mel, até à sua cresta, de modo a identificar a melhor altura para a aplicação.
- Potenciar a criação de regiões condicionadas especificamente à produção biológica de mel.
|
Responsável na ESA:
Doutor Miguel José Rodrigues Vilas Boas
Tel.: 273 303318 E-mail:mvboas@ipb.pt
Departamento: Ciências Básicas
Outras Instituições Participantes:
- Associação de Apicultores do Parque Natural do Douro Internacional
- Associação de Apicultores do Parque Natural de Montesinho
Financiamento:
Programa AGRO, Medida 8, Acção 8.1
Duração:
De 2003-12-01 a 2007-12-31.
|