Objectivos:
O projecto BIOLIFE tem como finalidade o desenvolvimento de tecnologias alternativas de produção de ingredientes para alimentos inovadores, designadamente prebióticos (Galacto-oligossacáridos – GOS – e Fructo-oligossacáridos - FOS) usando como matéria-prima subprodutos de outras indústrias. Estes compostos inserem-se nos denominados ingredientes para alimentos funcionais pois, para além dos aspectos nutricionais, causam efeitos benéficos na saúde do consumidor.
Relativamente aos GOS, pretende-se o desenvolvimento de uma tecnologia de produção que permita utilizar o soro de queijo como matéria-prima. Este apresenta-se como um subproduto da indústria alimentar, ao qual estão associados problemas de poluição. No que diz respeito aos FOS, a matéria-prima a utilizar consistirá em melaços.
Dentro do sector alimentar e em termos mundiais, o sub-sector dos alimentos funcionais tem vindo a apresentar os crescimentos de mercado mais elevados. Apesar disso, em Portugal não tem havido investimento para o desenvolvimento e produção destes ingredientes.
Assim, o projecto BIOLIFE pretende desenvolver tecnologias que permitam iniciar a produção deste tipo de alimentos de alto valor acrescentado no nosso país.
|
Responsável na ESA:
Prof. Doutor António Manuel Coelho Lino Peres
Tel.: 273 303220 E-mail: peres@ipb.pt
Departamento: Ciências Básicas
Outras Instituições Participantes:
- BIOTEMPO – Consultoria em Biotecnologia, Lda.;
- Departamento de Engenharia Biológica da Universidade do Minho
Financiamento:
PROGRAMA PRIME – EIXO 1. - IDEIA
Duração:
De 2004-11-01 a 2007-10-31.
|