Noticias
 

 

Dias Sustentáveis da Escola Superior Agrária de Bragança
Semana Académica 2005 
Reunião ordinária da Comissão Ambiental
Sensibilização das empregadas de limpeza do IPB
Escola Agrária sem tabaco
V Semana das Ciências Agrárias
I Conferência GECAMB 2005 em Leiria
Dia da Árvore
Dia da Água
Semana das Tasquinhas

 

 

Dias Sustentáveis da Escola Superior Agrária de Bragança 2005

Decorreu na Escola Superior Agrária de Bragança, nos dias 11, 12 e 13 de Outubro de 2005, Os Dias Sustentáveis da Escola Superior Agrária de Bragança. Esta iniciativa deu origem a variadas actividades na qual ocorreram de forma muito positiva, em contrapartida, também com alguns inconvenientes nomeadamente com a Campanha de Limpeza “Limpar o Mundo-Limpar o IPB”, programada para o primeiro dia, sendo adiada, devido ás condições climáticas que se fizeram sentir.

No dia seguinte, dia 12, realizou-se o III Colóquio sobre Gestão Ambiental em Instituições de Ensino Superior, apresentando, este ano, temas mais heterogéneos comparativamente ao ano anterior (II Colóquio sobre Gestão Ambiental em Instituições de Ensino Superior). Dado inicio à abertura com uma breve exibição do Projecto EcoESAB, seguiu-se então o Projecto Ecocasa, da QUERCUS, orientado pela Eng.ª Ana Rita Antunes, A Gestão de RSU’s no Nordeste Transmontano, da Resíduos do Nordeste, presidido pela Eng.ª Ana Carvalho, Segurança num Laboratório Químico, da Quimitécnica, dirigido pela Eng.ª Rosa Leitão e por ultimo Segurança Hospitalar- Infecção Nosocomial com o Eng.º A. Faria Gomes.
Houve uma adesão significativa pela comunidade escolar, cerca de 140 pessoas.

  

No terceiro e último dia, operou-se uma visita as Quintas da Escola Superior Agrária de Bragança, que também, embora presenciados pelo tempo chuvoso, conseguiu-se a adesão pela comunidade escolar.  

Ao longo destes três dias decorreu o Concurso de Exposição Fotográfica “Campus do IPB” que demonstrou, de uma maneira realista, a beleza que se encontra no Campus da Instituição que muitas das vezes passa despercebida ao olhar da comunidade nela existente

 

Semana Académica 2005

Decorreu de 10 a 17 de Maio mais uma Semana Académica em Bragança. A praça Luís de Camões recebeu a serenata que abriu o festejo académico, de seguida a abertura dos concertos no Pavilhão do NERBA.
Durante uma semana a alegria e a boa disposição da comunidade escolar rivalizaram com a música e o álcool, como sempre, estes nunca faltam á festa. A Associação Académica de Bragança fez desfilar pelo palco do NERBA alguns dos melhores nomes da música nacional como The Gift, Blasted Mechanism, Da Weasel, Ez Special entre outros.
Também teve lugar o carácter religioso, com a realização de uma procissão em honra de Nossa Senhora das Graças, padroeira de Bragança, com os estudantes do politécnico e finalistas. Bragança recebeu centenas de familiares que assistiram á tradicional missa da Bênção das Pastas, decorrida na Catedral, presidida pelo Bispo de Bragança-Miranda, D. Montes Moreira.
A semana terminou com o cortejo, com a caminhada até ao Castelo como é tradição todos os anos. Este ano os finalistas foram abençoados no desfile, pelo granizo e pela chuva intensa e que se fez sentir, mesmo assim a festa continuou…
Boa Sorte para os finalistas e para os que cá ficam para o ano há mais!

                                                                                                                                


Reunião ordinária da Comissão Ambiental

Realizou-se no passado dia 6 de Abril pelas 14:30 horas, na sala Correia Araújo, uma reunião ordinária da Comissão Ambiental. Esta reunião constatou a seguinte ordem de trabalhos:

  • Informações;

  • Apresentação e discussão do Relatório de Ambiente de 2005;

  • Proposta de alteração do Regulamento Ambiental da ESAB;

  • Apresentação do Plano de Actividades para o período 2005-2006;

  • Outros assuntos


Sensibilização das empregadas de limpeza do IPB

 

Decorreu no dia 5 de Abril pelas 17 horas, no Auditório B, uma reunião com as empregadas de limpeza do IPB cujo o tema consistia na sensibilização relativamente á recolha separativa dos vários resíduos produzidos no instituto.
Deste modo, foram apresentados vários exemplos de como fazer a separação dos resíduos de uma maneira eficiente, com as devidas precauções e debater quais os problemas e as duvidas suscitadas,  para assim melhorar a gestão ambiental do instituto.


Escola Agrária sem tabaco

Foi proibido fumar no interior da Escola Superior Agrária de Bragança (ESAB). A ideia surgiu no início do ano lectivo através do Núcleo de Gestão Ambiental da ESAB, foi posteriormente aprovada pela Assembleia dos Representantes, um dos órgãos de gestão desta escola. A proibição foi implementada desde essa altura de uma forma gradual até chegar à completa proibição desde Março. No início foram demarcadas três áreas distintas onde era possível os alunos fumarem. A campanha começou também com a colocação de cartazes informativos espalhados pelas instalações, bem como a selagem de alguns cinzeiros com placares ilustrativos. Segundo o presidente da ESAB, Orlando Rodrigues, a campanha desenvolveu-se “dentro das maiores tranquilidades e com sucesso”. O responsável da ESAB ressalva o “controlo social” que tem sido decisivo para o sucesso da medida implementada e afirma que a população estudantil de fumadores “aderiu de uma forma muito civilizada à campanha”, enquanto que os não fumadores agradecem. Orlando Rodrigues frisa ainda que até ao momento não houve qualquer tipo de problemas com fumadores mais “viciados” e que tudo tem estado a correr muito bem, “porque, apesar de não poderem fumar dentro das instalações, sempre podem sair para o espaço exterior e ficarem à vontade”. Na altura do Inverno “havia um certo ambiente pesado nos corredores da instituição, nos intervalos, devido ao fumo intenso”. Da parte dos docentes, “o grupo dos fumadores está a diminuir cada vez mais e aderiu imediatamente à medida”, segundo assegura aquele dirigente da ESAB, segundo o qual este tipo de medidas faz cada vez mais sentido, acreditando que o projecto seja alargado ao resto do Instituto Politécnico de Bragança (IPB). Orlando Rodrigues diz mesmo que a proibição de fumar em espaços fechados vai ser uma realidade em todo o País dentro em breve, lembrando os países europeus onde essa lei já está implementada.

                                                


VII Jornadas Ambientais
V Semana das Ciências Agrárias

Como se tem sucedido em anos anteriores, este ano efectuaram-se as “VII Jornadas Ambientais” englobadas na “V Semana das Ciências Agrárias”, realizadas de 11 a 15 de Abril de 2005 na ESAB. Este projecto colectivo teve por finalidade proporcionar um maior conhecimento e interesse acerca de vários temas, tal como “poluição como tentar minimizar”, “Sistemas de Gestão Ambiental” e “Planos de Ordenamento do Território”. Estes temas abordaram principalmente questões de como gerir e planear o ambiente. Foi também realizada uma visita á LIPOR I e ao Parque Biológico de Gaia, cujo objectivo fundamental foi proporcionar aos participantes um contacto directo com a veracidade acerca do destino dos resíduos e da conservação da natureza. Este evento contou com o apoio do Núcleo de Ambiente da ESAB, da ESAB, da Associação de Estudantes da ESAB e por todos que participaram neste evento. Foram ainda distribuídos inquéritos aos participantes de todos os cursos, na qual este tem por finalidade obter informações sobre as práticas ambientais efectuadas pela comunidade da ESAB e obter sugestões, para deste modo, melhorar a gestão ambiental da ESAB e assim haver conformidade com a comunidade desta Instituição. Os inquéritos foram elaborados pelo EcoESAB.
                                                                                                                              

I Conferência GECAMB 2005


I CONFERÊNCIA LUSO-ESPANHOLA EM CONTABILIDADE AMBIENTAL

De 5 e 6 de Maio de 2005

 

Dia 5 e 6 de Maio vai decorrer a I Conferência Luso-Espanhola em Contabilidade Ambiental, na Escola Superior de Tecnologia e Gestão de Leiria.

Os principais objectivos desta conferência são:

   - Partilhar conhecimentos nos domínios do ambiente e do desenvolvimento sustentável, emergentes, com um forte pendor de interdisciplinariedade nas áreas da contabilidade, economia, planeamento e gestão de recursos e sistemas ambientais;

    - Reflectir sobre problemas ambientais onde as abordagens tradicionais têm dificuldade em dar resposta.


                                                                                                      


Dia da Árvore

Realizou-se nos dias 13 e 14 de Março de 2005 o dia da árvore no gimnodesportivo do bairro da previdência.
Esta comemoração foi realizada em conjunto com o Núcleo de Ambiente do IPB e a Junta de Freguesia da Sé, Escola Superior de Educação de Bragança e o Núcleo de Florestal.
Esta iniciativa teve como foco principal sensibilizar as crianças para os problemas causados por desertificação. Deste modo, actuou-se a nível da Educação Ambiental dos mais novos, ao se explicar a importância da árvore não só a nível do equilíbrio do ecossistema mas também da importância que ela tem no nosso dia a dia e como é importante salvaguardar os nossos recursos naturais. Tiveram oportunidade de participar em vários jogos e inclusive cada criança plantar uma árvore no bairro.
Neste evento participaram cerca de 2000 crianças de diversas escolas primárias e infantários da zona circundante de Bragança.

                                                                                                                               


Dia da Água

No passado dia 22 de Março realizou-se na Escola Superior Agrária de Bragança, uma palestra na qual o tema foi a água, com a finalidade de assinalar o Dia Mundial da Água. As palestras foram realizadas pelo Doutor Dionísio Gonçalves, Doutor Eduardo Rocho (presidente da ARBOREA) e pela Doutora Ana Geraldes, na qual se debateu a problemática da seca em Portugal. O impacte da seca tem causado vários efeitos que se vão sentir quer ao nível climático quer ao nível de muitos sectores, como por exemplo a pecuária, que uma vez que as reservas para o Inverno estão a acabar e não há erva nos prados.
A mensagem principal deste evento incidiu na racionalização eficiente do uso da água, porque a água é um bem muito precioso para ser mal usado, por isso há que modificar os nossos hábitos, a nível sistemas de rega mais eficientes e seleccionar os períodos mais adequados, ao nível domestico, etc. Existem milhares de formas de poupar água, cabe-nos a todos descobri-las e aplica-las.

                                                                                                                              


Semana dasTasquinhas

Ocorreu dias 5, 6 e 7 de Abril no Hangar da Agrária, como já é tradição, a semana das tasquinhas com a participação do Núcleo de Ambiente do IPB.
No primeiro dia o grupo que actuaram foi o Público, no segundo dia foram DJ's e no último dia foram as tunas, a Tona Tuna e a Real Tuna Académica.
Como tem sido ao longo dos anos, estes dias foram bastante divertidos para toda a comunidade da Instituição como para outros visitantes, onde as pessoas se encontram bem dispostas, alegres e muito alegres.