Biossíntese e Análise de Produtos Naturais
Área Científica: Ciências da Vida
Ano: 2º
Semestre: 2
Créditos: 6 ECTS
Horas de contacto: 30 T, 10 PL, 20 TC, 20 OT
Objectivos/Competências adquiridas:
Relacionar a estrutura dos compostos naturais com o que é conhecido sobre a sua biossíntese; Identificar as principais vias biossintéticas de produtos naturais; Tomar conhecimento dos processos de recolha e conservação do material biológico e compreender a sua influência no rendimento de obtenção de produtos naturais; Ter contacto com várias técnicas de extracção de produtos naturais; Saber quais as técnicas cromatográficas mais utilizadas no fraccionamento e purificação dos extractos, e os procedimentos a efectuar para confirmação da pureza de um composto natural; Perceber os fundamentos básicos das principais técnicas usadas na determinação estrutural de compostos naturais e interpretar espectros de infravermelho, massa (MS), massa tandem (MS/MS), ressonância magnética nuclear monodimensional (1H e 13C, 13C-DEPT) e bidimensional (HSQC, COSY, HMBC, NOESY, TOCSY).
|
Conteúdo da unidade curricular:
Metabolismo primário versus metabolismo secundário. Os açucares como primeiros metabolitos vegetais. Compostos base para a biossíntese do metabolismo secundário. Mecanismos bioquímicos e reacções orgânicas base. Vias metabólicas e origem dos metabolitos secundários (aspectos bioquímicos, moleculares e compartimentação). Formação de AcetilCoA e metabolitos sintetizados “via acetato”: ácidos gordos e compostos poliquétidos. Formação do ácido chiquímico e metabolitos sintetizados pela via do chiquimato: metabolismo dos fenilpropanóides e compostos de origem mista. A via do mevalonato na síntese dos terpenos: metabolismo isoprenóide. Introdução de azoto nas vias biogenéticas vegetais: metabolismo de compostos azotados - alcalóides, péptidos e proteínas, aminoácidos não proteicos, compostos cianogénicos e glucosinolatos, hormonas.
Métodos de extracção de compostos naturais. Fraccionamento e purificação de metabolitos secundários. Técnicas de análise estrutural: (a) Espectroscopia de infravermelho. Modos de vibração de alongamento e de deformação. Análise de espectros característicos de amostras com vários grupos funcionais. (b) Espectrometria de massa (MS). (c) Espectroscopia de ressonância magnética nuclear (RMN): estados de spin nuclear, mecanismo de absorção (ressonância), espectrómetro de ressonância magnética nuclear, desvio químico e interferências, absorções típicas dos vários tipos de compostos orgânicos, constantes de acoplamento (homo e heteronucleares). Informação estrutural retirada de espectros de compostos naturais a uma dimensão (1H e 13C, 13C-DEPT) e bidimensionais (HSQC, COSY, HMBC, NOESY, TOCSY).
|
Bibliografia recomendada:
Introduction to spectroscopy (3ª ed), Pavia, Lampman, Kriz, 2001, Saunders College Publishing.
Mass Spectrometry: Principles and Applications, E. De Hoffmann, J. Charette and V. Stroobant, 1996, Jonh Wiley and Sons, Masson.
Preparative Chromatography Techniques , Applications in Natural Products Isolation – Kurt Hostettmann, Maryse Hostetmann, Andrew Marston, Springer-Verlag, Berlin, 1986.
Plant Biochemistry, P.M. Dey; J.B. Harborne, 1997, Academic Press.
Chemistry of Natural Products- S. V. Bhat; B.A. Nagasampagi; M. Sivakumar, Springer (New York) / Narosa (New Delhi), 2005.
T = teóricas; TP = teórico-práticas; PL = ensino prático e laboratorial; TC = trabalho de campo; S = seminário; E = estágio; OT = orientação tutória;
|