Química de Produtos Naturais
Área Científica: Biologia e Bioquímica
Ano: 2º
Semestre: 1
Créditos: 6 ECTS
Horas de contacto: 30 T, 28 PL, 2 S, 20 OT
Objectivos/Competências adquiridas:
- Identificar a estrutura dos principais produtos naturais.
- Reconhecer a importância das plantas como produtores de metabolitos secundários.
- Relacionar a produção de metabolitos secundários com respostas a stresses bióticos.
- Conhecer aplicações de produtos naturais.
- Seleccionar métodos para a síntese de produtos naturais, baseados em métodos publicados.
|
Conteúdo da unidade curricular:
Famílias de compostos naturais (alcalóides, cumarinas, terpenos e terpenóides, esteróides, taninos, flavonóides, aflotoxinas, xantinas, lignanas, feromonas, compostos fenólicos): características estruturais e reactividade. Química de compostos heterocíclicos: Nomenclatura específica. Mecanismos de carboxilação/ descarboxilação, hidroxilação e aminação.
Caracterização de metabolitos secundários. Funções dos metabolitos secundários nas plantas. Produção de metabolitos em resposta a stresses bióticos. Enzimologia do metabolismo secundário. Importância dos metabolitos secundários para o Homem.
Aplicações de produtos naturais em agroquímica, biotecnologia e farmacologia.
Vias de Síntese química de alguns produtos naturais ou análogos: Formação de ligações Carbono-Carbono e Carbono-Heteroátomo. Relação estrutura-actividade (bioisosterismo). Valorização por transformação química de produtos naturais sem grande valor comercial.
|
Bibliografia recomendada:
Plantas e Produtos Vegetais em Fitoterapia- A. P. Cunha; A.P. Silva; O.R. Roque, Fundação Calouste Gulbenkian, 2003.
Farmocognosia e fitoquímica- A. P. Cunha, Fundação Calouste Gulbenkian, 2005.
Natural Products, their chemistry and biological importance – J. Mann, R. S. Davidson, J. B.Hobbs, D. V. Banthorpe, J. B. Harborne, Longman Scientific and Technical, Harlow, 1994.
Chemistry of Natural Products- S. V. Bhat; B.A. Nagasampagi; M. Sivakumar, Springer (New York) / Narosa (New Delhi), 2005.
T = teóricas; TP = teórico-práticas; PL = ensino prático e laboratorial; TC = trabalho de campo; S = seminário; E = estágio; OT = orientação tutória;
|