História, localização e infra-estruturas.

Os serviços e as pessoas.

Organização, departamentos e centros de recursos.

CTeSP, Licenciaturas e Mestrados.

Programas e projectos de investigação.

Apoio e transferência de conhecimento.

A atmosfera, as instalações, as pessoas.

Acontece na ESA.

 

Blogue Notícias ESA
IPB.Virtual - plataforma de e-learning e de e-research
Clima na Escola Superior Agrária de Bragança
Portal Candidato IPB
Ligações B-ON - Biblioteca do Conhecimento OnlinePlataforma DeGóis - Plataforma Nacional de Ciência e TecnologiaCampus Virtual IPB
Redes Sociais Facebook Instagram Twitter

Botânica


Área Científica: Biologia e Bioquímica
Ano: 1º
Semestre: 2
Créditos: 6,5 ECTS
Horas de contacto: 15 T, 30 PL, 15 TC, 20 0T

Objectivos/Competências adquiridas:

Com esta unidade curricular pretende-se que os alunos adquiram os conhecimentos e as práticas necessários para identificar a estrutura geral do corpo das plantas vasculares, explicar o crescimento vegetal, a origem e distribuição dos diferentes sistemas de tecidos e para associar estrutura e função nos diferentes órgãos vegetais. Definir as diferentes categorias taxonómicas, através das características organográficas mais importantes. Dominar e explorar as bases científicas dos sistemas de classificação, em particular o sistema APG (Angiosperm Phylogeny Group). Aplicar correctamente as regras de nomenclatura botânica e as metodologias de herborização e classificação de plantas. Associar às famílias estudadas um conjunto de caracteres que permitam a sua identificação expedita. Reconhecer as principais espécies botânicas de plantas vasculares com interesse económico e ecológico. Explicar genericamente os processos de domesticação das plantas cultivadas. Desenvolver capacidades de observação e de análise crítica e estimular a resolução conjunta de problemas e o trabalho em equipa.

Conteúdo da unidade curricular:

Teórico: Breve introdução à Sistemática: O que é e para que serve a sistemática. Categorias taxonómicas. Sistemas de classificação. Quimiotaxonomia. Nomenclatura: Regras fundamentais, tipos e tipificação, construção dos nomes, estabilidade e alteração dos nomes, nomes vulgares e nomes científicos. Códigos Internacionais de Nomenclatura. Botânica sistemática: Caracteres taxonómicos constituição, função e adaptações. Reprodução sexuada. As espermatófitas: evolução, características gerais, vantagens evolutivas. Pinophyta: características gerais, diversidade; Magnoliophyta: origem, características gerais, vantagens evolutivas, tendências evolutivas, filogenia. Sistema APG (Angiosperm Phylogeny Group). A domesticação das plantas cultivadas. Centros de origem, dispersão e sindromas de domesticação. Tipologia de plantas cultivadas.
Prático: Caracteres anatómicos das espermatófitas. Caracteres morfológicos vegetativos e reprodutivos. Diferenciação dos grandes grupos taxonómicos por meio de caracteres químicos. Sistemática de espermatófitas: identificação e herborização de plantas. Reconhecimento e identificação no campo de espécies e famílias de espermatófitas.

Bibliografia recomendada:

Amaral Franco (1971/1984) - Nova Flora de Portugal. vol I e II. Lisboa.
Castroviejo, S. (coord.) (1986-2004) – Flora Ibérica. Plantas Vasculares de la Peninsula Ibérica y Islas Baleares. Real Jardín Botánico, CSIC. Madrid.
Cronquist, A. (1988) The Evolution and Classification of Flowering Plants. 2ª ed. New York Botanic Gardens.
Franco, J. A. & Rocha Afonso, M. L. (1994/1998/2003). Nova Flora de Portugal (Continente e Açores, Volume III, fascículo I, II e III. Lisboa: Escolar Editora.
Harlan, J. R. (1998) The Living Fields: Our Agricultural Heritage. Cambridge Univ. Press.
Izco, J. (ed.) (2004) Botánica. McGraw-Hill Interamericana.
Judd, W, C. S. et al. (2002) Plant Systematics. A Phylogenetic Approach. Sinauer Associates.
Lidon, F., Gomes H., Abrantes A. (2001). Anatomia e Morfologia Externa das Plantas Superiores. Lidel.
Pérez Morales, C. (1999) Morfologia de Espermatóftos. Editorial Celarayn. León.
Stevens, P.F. (2006) Angiosperm Phylogeny Website: http://www.mobot.org/MOBOT/research/Apweb/


T = teóricas; TP = teórico-práticas; PL = ensino prático e laboratorial; TC = trabalho de campo; S = seminário; E = estágio; OT = orientação tutória;