História, localização e infra-estruturas.

Os serviços e as pessoas.

Organização, departamentos e centros de recursos.

CTeSP, Licenciaturas e Mestrados.

Programas e projectos de investigação.

Apoio e transferência de conhecimento.

A atmosfera, as instalações, as pessoas.

Acontece na ESA.

 

Blogue Notícias ESA
IPB.Virtual - plataforma de e-learning e de e-research
Clima na Escola Superior Agrária de Bragança
Portal Candidato IPB
Ligações B-ON - Biblioteca do Conhecimento OnlinePlataforma DeGóis - Plataforma Nacional de Ciência e TecnologiaCampus Virtual IPB
Redes Sociais Facebook Instagram Twitter

Organização e Gestão da Empresa


Área Científica: Ciências Sociais e Empresariais
Ano: 3º
Semestre: 1
Créditos: 6 ECTS
Horas de contacto: 30 T, 30 PL, 20 OT

Objectivos/Competências adquiridas:

O objectivo da disciplina é colocar os alunos de engenharia em contacto com os principais conceitos, teorias e instrumentos práticos da gestão de empresas. Nesse sentido, focam-se as áreas funcionais de contabilidade, gestão financeira, gestão de recursos materiais, comercialização e marketing, gestão de recursos humanos, e de gestão estratégica como área integradora.
Competências adquiridas: Conhecer os principais processos que caracterizam a gestão e as tarefas do gestor no contexto da empresa. Ler, interpretar e analisar a informação constante das principais peças contabilísticas. Calcular e interpretar indicadores de gestão e, com base nos mesmos, analisar a situação económica e financeira de pequenas empresas. Efectuar a gestão interna dos materiais consumíveis utilizados no processo produtivo (gestão de stocks). Conhecer e entender conceitos, teorias e instrumentos práticos utilizados no marketing de modo a poder colaborar em actividades concretas realizadas no âmbito desta área. Conhecer os principais conceitos e teorias usados no âmbito da gestão de recursos humanos, desenvolver a capacidade de liderança e as aptidões de comunicação e de relações interpessoais. Pensar estrategicamente. Identificar ameaças e oportunidades provenientes do ambiente externo da empresa, detectar pontos fortes e pontos fracos do ambiente interno e formular estratégias.

Conteúdo da unidade curricular:

1. Introdução: a empresa, enquadramento da empresa no meio envolvente e o papel do gestor.
2. Gestão da informação e contabilidade: contabilidade geral e contabilidade de gestão.
3. Gestão financeira: objectivos, estratégia e métodos de análise financeira. Gestão dos recursos materiais: inputs físicos utilizados no processo produtivo, gestão interna dos materiais consumíveis (gestão de stocks).
4. Gestão comercial ou marketing: mercado global e seus actores; comportamento e atitudes dos consumidores, segmentação; marketing-mix; etapas e fases fundamentais de elaboração do plano de marketing.
5. Gestão de recursos humanos: motivação e desempenho profissional, liderança e comunicação organizacional.
6. Gestão estratégica: (posicionamento da empresa face ao meio envolvente): análise e diagnóstico, avaliação da posição competitiva da empresa e estratégias.

Bibliografia recomendada:

Ansoff, I., Estratégia Empresarial, McGraw Hill, 1977.
Borges, A., Rodrigues, A., Rodrigues, R., Elementos de Contabilidade Geral, Areas Editora, 2003.
Caiado, A., Contabilidade Analítica um instrumento para gestão. Rei dos Livros, 1994.
Cardoso, L., Gestão estratégica das organizações: ao encontro do 3º milénio, Verbo, 1998.
Chiavenato, I., Administração de Recursos Humanos, Editora Atlas, São Paulo, 1987.
Fisk, J., Introdução ao estudo da comunicação, Edições ASA, 1993.
Kotler, P., Marketing Management, Edt. Prentice Hall, 2003.
Neves, J., Análise Financeira: métodos e técnicas, Texto Editora, 1997.
Pereira, C., Franco, V., Contabilidade Analítica, Edição dos autores, 1991.
Rodrigues, M., Competitividade e Recursos Humanos, Publicações Dom Quixote, 1994.
Sayles, L. e Strass, G., Comportamento Humano nas Organizações, Editora Atlas 1977.
Silva, V., Análise financeira: Caderno de Apoio, Universidade Aberta, 1996.
Sousa, A., Introdução à Gestão: Uma Abordagem Sistémica, Ed. Verbo 1999.


T = teóricas; TP = teórico-práticas; PL = ensino prático e laboratorial; TC = trabalho de campo; S = seminário; E = estágio; OT = orientação tutória;