Ordenamento Florestal
Área Científica: Silvicultura e Caça
Ano: 3º
Semestre: 2
Créditos: 6 ECTS
Horas de contacto: 30 T, 30 PL, 20 OT
Objectivos/Competências adquiridas:
Na generalidade pretende-se que os alunos adquiram conhecimento e capacidade de análise que lhes permitam trabalhar, de forma autónoma ou em equipas multidisciplinares, na estruturação e implementação de planos orientadores de gestão e condução de ecossistemas florestais. Para tal, o aluno deverá:
- Ter a visão do ordenamento florestal à escala do ordenamento do território.
- Saber caracterizar de forma sintética os povoamentos florestais por unidade de gestão.
- Ser capaz de estabelecer séries de gestão em função dos objectivos, tendo em conta a multifuncionalidade e sustentabilidade da floresta.
- Conhecer e aplicar as ferramentas e os meios para adequar a estrutura e a composição dos povoamentos florestais aos diferentes objectivos do ordenamento bem como seleccionar o modelo silvícola mais apropriado a cada caso.
- Dominar os métodos e as normas de gestão da densidade dos povoamentos florestais.
- Conhecer e saber utilizar os softwares de modelos de crescimento e produção das principais espécies florestais portuguesas como importantes ferramentas de apoio à decisão. Os alunos ficam aptos a efectuar simulações com vista à análise, flexibilização e obtenção das propostas de planeamento das intervenções culturais mais adequadas para os povoamentos florestais em causa.
|
Conteúdo da unidade curricular:
Conhecimentos Instrumentos de Ordenamento Florestal. Composição e estrutura dos povoamentos florestais. Séries de gestão em função de objectivos. Composição e estrutura ideais dos povoamentos florestais de acordo com diferentes objectivos. Escolha do tratamento silvícola e planificação dos cortes. Conceito de possibilidade e sua evolução temporal. A modelação como ferramenta de apoio à decisão na gestão florestal. Critérios de explorabilidade. O Ordenamento e a Sustentabilidade da Floresta.
|
Bibliografia recomendada:
Davis, L.S., Johnson, K.N., Bettinger, P. and Howard, T.E. 2005. Forest Management: To Sustain Ecological, Economic, and Social Values. Waveland Pr Inc.
Buongiorno, J. and Giless, J.K. 2003. Decision Methods for Forest Resource Management. Academic Press.
Fujimori, T. 2001. Ecological and Silvicultural Strategies for Sustainable Forest Management. Elsevier Science, Amsterdam.
Young, R.A. 2003. Introduction to Forest Ecosystem Science and Management. Revised Edition. Wiley, New York.
Davis, L.S., Johnson, K.N., 1987. Forest Management. 3rd edition. McGraw-Hill, New York.
Dubourdieu, J.,1997. Manuel d'aménagement forestier. ONF. Paris.
Oliver, C. D., B. C. Larson, 1996. Forest Stand Dynamics. Revised Edition. Wiley, New York.
Oliveira, A.C., 1984. Teoria da produção florestal. CEF. ISA. (2ª ed). 531 pp.
T = teóricas; TP = teórico-práticas; PL = ensino prático e laboratorial; TC = trabalho de campo; S = seminário; E = estágio; OT = orientação tutória;
|