História, localização e infra-estruturas.

Os serviços e as pessoas.

Organização, departamentos e centros de recursos.

CTeSP, Licenciaturas e Mestrados.

Programas e projectos de investigação.

Apoio e transferência de conhecimento.

A atmosfera, as instalações, as pessoas.

Acontece na ESA.

 

Blogue Notícias ESA
IPB.Virtual - plataforma de e-learning e de e-research
Clima na Escola Superior Agrária de Bragança
Portal Candidato IPB
Ligações B-ON - Biblioteca do Conhecimento OnlinePlataforma DeGóis - Plataforma Nacional de Ciência e TecnologiaCampus Virtual IPB
Redes Sociais Facebook Instagram Twitter

Planeamento Integrado


Área Científica: Ordenamento e Planeamento
Ano: 3º
Semestre: 2
Créditos: 6 ECTS
Horas de contacto: 30 T, 30 PL, 20 OT

Objectivos/Competências adquiridas:

Contacto e aquisição de prática com metodologias de planeamento do uso do solo a variadas escalas, espaciais e sectoriais, dirigidas para a resolução de problemas de optimização da ocupação e desenvolvimento do território, bem como dirigidas para a localização adequada de actividades relacionadas com o ordenamento do território e a conservação de recursos.

Conteúdo da unidade curricular:

Análise de dados e processamento de informação em Planeamento Integrado: etapas dos estudos, técnicas de análise de dados, e técnicas de integração da informação para Planeamento Integrado.
Metodologias do Planeamento Integrado: generalização de informação, significância de elementos, especificação de objectivos, estudos descritivos e prescritivos, e seus modelos. Inventário: análise da estrutura e uso do território, e análise visual. Técnicas de análise multivariada: classificação e ordenação, análise discriminante e correlações canónicas.
Técnicas de análise espacio-temporal e séries cronológicas. Análise e manipulação da escala. Optimização do uso e ocupação do solo.

Bibliografia recomendada:

Alonso, M. A., Guía para la elaboración de estudios del medio físico: contenido y metodología. Monografías. Ambiente. 1992, Madrid. 809.
Lein, J.K., Integrated environmental planning. 2003, Oxford; Malden, MA: Blackwell Science. x, 228 p.
Randolph, J., Environmental land use planning and management. 2004, Washington: Island Press. xxxviii, 664 p.
Silberstein, J. and C. Maser, Land-use planning for sustainable development. Sustainable community development series. 2000, Boca Raton: Lewis Publishers. 203 p.


T = teóricas; TP = teórico-práticas; PL = ensino prático e laboratorial; TC = trabalho de campo; S = seminário; E = estágio; OT = orientação tutória;