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Resíduos e Efluentes


Área Científica: Protecção do Ambiente
Ano: 3º
Semestre: 2
Créditos: 6 ECTS
Horas de contacto: 30 T, 20 PL, 5 TC, 5 S, 20 OT

Objectivos/Competências adquiridas:

Pretende-se que o diplomado possua competências no domínio do tratamento de efluentes líquidos e de resíduos sólidos, conheça e aplique os princípios inerentes à sua gestão e seja capaz de:

  • Gerir um tecnossistema de resíduos sólidos;
  • Monitorizar instalações de tratamento;
  • Projectar estações e centros de recolha, triagem e tratamento;
  • Dimensionar circuitos de recolha.

Conteúdo da unidade curricular:

Efluentes domésticos e industriais. Caracterização Amostragem. ETAR: pré - tratamento; tratamento primário; tratamento secundário; tratamento terciário; tratamento das lamas. Tratamento por macrófitas. Tratamento pelo solo. Lagunagem. Tecnossistemas de gestão de resíduos. Valorização de resíduos Princípio dos 3 R’s. Princípio da Hierarquia de Resíduos. Recolha indiferenciada e selectiva. Circuitos. Ecopontos, ecocentros, centros de triagem, estações de transferência, CTR’s. Valorização de fluxos específicos de resíduos. Compostagem. Digestão anaeróbia, biogás, co-geração. Incineração. Bioetanol. Biodiesel. Confinamento em aterro sanitário: implantação, construção, exploração, monitorização.

Bibliografia recomendada:

Carreira, L; Cabeças, A. (2002) “Resíduos Sólidos Urbanos. Concepção, construção e exploração de tecnossistemas”. Instituto dos Resíduos, 430 p.
Kiely G. (1999) “Ingeniería Ambiental. Fundamentos, entornos, tecnología y sistemas de gestión” McGraw-Hill/Interamericana de España, Madrid, 1331 p.
Metcalf & Eddy, (2003) “Wastewater engineering. Treatment and reuse”, 4ª edition, McGrow-Hill, New York, 1819 p.
Seviour, R. J.; Blackall, L. L. (1999) “The microbiology of Activated Sludge” Kluwer Academic Publishers, Dordrecht, 422p.
Tchobanoglous, G. (1993) “Integrated Solid Waste Management: Engineering Principles and Management Issues.” McGrow-Hill International Edition, New York


T = teóricas; TP = teórico-práticas; PL = ensino prático e laboratorial; TC = trabalho de campo; S = seminário; E = estágio; OT = orientação tutória;