Pedologia
Área Científica: Ciências da Terra
Ano: 2º
Semestre: 1
Créditos: 6 ECTS
Horas de contacto: 30 T, 25 TP, 5 TC, 20 OT
Objectivos/Competências adquiridas:
- Identificar os factores e etapas de formação do solo
- Caracterizar as componentes e propriedades do solo
- Descrever e interpretar cartas dos solos de modo a avaliar as principais potencialidades e limitações dos solos de uma determinada região
- Reconhecer a importância do solo nos ecossistemas e na produção vegetal
- Desenvolver a capacidade crítica no sentido da tomada de decisões no âmbito da conservação do solo e do ambiente.
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Conteúdo da unidade curricular:
Génese e evolução dos solos (etapas e factores de formação).
Caracterização dos constituintes do solo (matéria mineral, matéria orgânica, espaço poroso).
Propriedades físicas e químicas do solo (descrição e avaliação, relação com os constituintes do solo).
Propriedades morfológicas do solo (perfil do solo, características genéricas dos horizontes principais).
Leitura de cartas dos solos.
O solo como base dos sistemas de produção agrícola, florestal e agroflorestal.
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Bibliografia recomendada:
Agroconsultores e Coba 1991. Carta dos solos, do uso actual da terra e da aptidão da terra do nordeste de Portugal. UTAD/PDRITM, Vila Real.
Agroconsultores e Geometral 1995. Carta dos solos e da aptidão da terra do entre-douro e minho. DRAEDM, Lisboa.
Baize, D. e Jabiol, B. 1995. Guide pour la description des sols. INRA, Paris.
Brady, N. 1991. The nature and properties of soils. 10ª ed. MacMillan Publ. Co., New York.
Costa, J. B. 1991. Caracterização e constituição do solo. 4ª ed. FGC, Lisboa
Duchaufour, Ph. 1997. Abrégé de pédologie. Masson, Paris.
Foth, H. 1984. Fundamentals of soil sciende. 7 ed., John Wilwy & Sons. New York.
Porta, J., López Acevedo, M. e Roquero, C. 2003. Edafologia para la agricultura y el medio ambiente. 3ª ed. Ediciones Mundi-Prensa. Madrid.
Robert, M. 1996. Le sol: interface dans l’environment, ressource pour le development. Masson, Paris.
– Elementos fornecidos pelos Docentes
T = teóricas; TP = teórico-práticas; PL = ensino prático e laboratorial; TC = trabalho de campo; S = seminário; E = estágio; OT = orientação tutória;
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