Empreendedorismo
Área Científica: Ciências Sociais e Empresariais
Ano: 3º
Semestre: 2
Créditos: 6 ECTS
Horas de contacto: 30 T, 18 PL, 6 TC, 6 S, 20 OT
Objectivos/Competências adquiridas:
No final do período o aluno deverá ser capaz de:
- Identificar as condicionantes ao desenvolvimento do empreendedorismo.
- Determinar os factores associados ao êxito do empreendedorismo.
- Conhecer e compreender as vantagens e os inconvenientes de criar/possuir uma empresa.
- Conhecer as fases do processo de criação de uma empresa.
- Criar ou desenvolver um negócio específico.
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Conteúdo da unidade curricular:
I – Componente teórica: Unidades temáticas
1. Empreendedorismo: Conceito e multidisciplinaridade; Tipos de empreendedorismo.
Factores determinantes do empreendedorismo (oportunidade, conhecimento e necessidade): A taxa de actividade empreendedora (TEA), comparação da TEA entre países. Factores económicos, sociais e culturais. Empreendedorismo: a realidade portuguesa.
Factores condicionantes do empreendedorismo: Contexto social, cultural e político. Condições específicas: mercado laboral, financiamento; política fiscal; política governamental; clima económico cultural e social, infra-estruturas.
Financiamento e empreendedorismo: Relevância e modalidades de financiamento.
Clusters e empreendedorismo: Características e vantagens comparativas. Clusters como factor associado à criação de empresas
Políticas públicas de apoio ao empreendedorismo: Na vertente da procura (quadro legal e regulamentar, concorrência e política tecnológica). Na vertente da oferta (política regional e fiscal). Na vertente dos recursos humanos (disponibilidade, conhecimento e formação)
II – Componente prática: Estudo de casos reais, elaboração de um plano de negócios (trabalho prático), visitas de estudo e seminários.
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Bibliografia recomendada:
Badoc, M., (2001), “O marketing da Start-up, conceitos, princípios e métodos para lançar com êxito a sua empresa”, Bertrand Editora.
Pereira, J., (1991), “Criar uma empresa, alternativa ao desemprego”, Colecção estudos nº9, IEFP, Lisboa.
Enright, M., (2000), “Regional Clustering: a policy perspective”, OCDE, Paris.
OCDE, (1998), “Fostering Entrepreneurship”, OCDE, Paris.
OCDE, (1999), “Boosting Innovation – the cluster approach”, OCDE, Paris.
OCDE, (2001), “Business Views on Red Tape”, OCDE, Paris.
OCDE, (2001), “Enhancing SME Competitiveness – the OECD Bologna Ministerial Conference”, OCDE Paris.
T = teóricas; TP = teórico-práticas; PL = ensino prático e laboratorial; TC = trabalho de campo; S = seminário; E = estágio; OT = orientação tutória;
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