Biotecnologia Genética e Sanidade Animal
Área Científica: Produção Agrícola e Animal
Ano: 3º
Semestre: 1
Créditos: 6 ECTS
Horas de contacto: 30 T, 14 PL, 2 TC, 2 S, 20 OT, 12 O
Objectivos/Competências adquiridas:
Os alunos deverão aprender as noções básicas da etiologia, fisiopatologia das doenças dos animais e zoonoses. Conhecer as aplicações da biotecnologia à patologia. Ter o domínio sobre as principais técnicas laboratoriais imunológicas e saber produzir vacinas genéticas. Utilizar conhecimentos, tanto a nível de marcadores moleculares, como da tecnologia dos microarrays nas diferentes vertentes da Sanidade Animal e conhecer os últimos avanços a nível de animais transgénicos, xenotransplantação e terapia génica.
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Conteúdo da unidade curricular:
Noções básicas de sanidade animal e saúde pública. Principais problemas sanitários nos animais de produção e silvestres, soluções biotecnológicas. Fisiopatologia das doenças. Marcadores moleculares ao nível da cadeia de ADN. Microarrays aplicados à sanidade animal. Terapia génica. Animais transgénicos, xenotransplantação, regeneração de tecidos e órgão. Reacção antigénio-anticorpo. Diagnóstico de doenças. Técnicas laboratoriais: Elisa, Imunobloting, RIA, PCR. Vacinas genéticas.
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Bibliografia recomendada:
Apontamentos das aulas realizados pelo Professor.
Pereira, A.S., 1992. Higiene e sanidade animal. Publicações Europa América.
Frei, W., 1983. Patologia geral. Fundação Calouste Gulbenkian.
Henderson, B.. Veterinary medicine. Baillière Tindall, 6ª Edition.
Baldi, P.E., Hatfield, W.G., 2002. DNA Microarray and gene expression: from experiments to data analysis and modelling. Cambridge University Press. England.
Houdebine, L.-M., 2003. Animal transgenisis and cloning. Jonh Wiley and Sons.
Goldstein, D.B., e Pollock, D.D., 1997. Launching microsattelites: a review of mutation process and methods of phylogenetic inference. Journal of Heredity, 88: 335-342.
Pinkert, A.C., 2002. Transgenic Technology. Spiral-bound, Second Edition.
Outros a indicar nas Aulas.
T = teóricas; TP = teórico-práticas; PL = ensino prático e laboratorial; TC = trabalho de campo; S = seminário; E = estágio; OT = orientação tutória;
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