História, localização e infra-estruturas.

Os serviços e as pessoas.

Organização, departamentos e centros de recursos.

CTeSP, Licenciaturas e Mestrados.

Programas e projectos de investigação.

Apoio e transferência de conhecimento.

A atmosfera, as instalações, as pessoas.

Acontece na ESA.

 

Blogue Notícias ESA
IPB.Virtual - plataforma de e-learning e de e-research
Clima na Escola Superior Agrária de Bragança
Portal Candidato IPB
Ligações B-ON - Biblioteca do Conhecimento OnlinePlataforma DeGóis - Plataforma Nacional de Ciência e TecnologiaCampus Virtual IPB
Redes Sociais Facebook Instagram Twitter

Marketing e Empreendedorismo


Área Científica: Ciências Empresariais
Ano: 1º
Semestre: 2
Créditos: 6 ECTS
Horas de contacto: 30 T, 18 PL, 6TC, 6S, 20 OT

Objectivos/Competências adquiridas:

Analisar e interpretar as tendências do mercado. Explicar as principais mudanças que ocorrem no ambiente de marketing. Descrever as forças ambientais que afectam a capacidade da empresa. Discutir como é que as empresas podem reagir ao ambiente de marketing. Analisar os diversos comportamentos de compra do consumidor, no mercado de bens de grande consumo e no mercado industrial. Descrever as etapas de um processo de pesquisa em marketing. Construir um modelo de comportamento de compra do consumidor. Explicar as fases das decisões de compra e do processo de adopção. Conhecer as (des)vantagens dos vários métodos de recolha de informação. Determinar como as empresas podem identificar os segmentos que permitirão criar o seu mercado. Ter uma visão integrada das várias dimensões e desafios colocados ao empreendedor. Analisar a rentabilidade de projectos de investimentos. Analisar a viabilidade financeira de projectos de investimento.

Conteúdo da unidade curricular:

Estratégia de Marketing e estudos de mercado. Definição, origem e gestão do marketing. O meio envolvente de Marketing. Análise de oportunidades. Estratégia de marketing. Sistemas de informação e pesquisa de marketing (métodos de previsão). Mercado Consumidor e comportamento de compra do consumidor. Segmentação de mercado, determinação do grupo-alvo e posicionamento. Marketing-mix. Plano de marketing. Implementação e controlo. Elaboração e análise de projecções económicas e financeiras. Conceito e classificação de projectos agrícolas. Ciclo de vida de projectos agrícolas. Ópticas de avaliação de projectos agrícolas. Critérios de avaliação de projectos agrícolas. Sistema de preços a utilizar. Análise de projectos agrícolas com base em orçamentos plurianuais. Estrutura e processo de elaboração do cash flow. Utilização e processo de elaboração do funds flow.

Bibliografia recomendada:

AVILLEZ, F., da SILVA, F., TRINDADE, C., AVILLEZ, F., SALEMA, J., PEREIRA, N., 2006. Planeamento da empresa agrícola – manual técnico. Entidade gestora do programa AGRO.
AVILLEZ, F., da SILVA, F., TRINDADE, C., AVILLEZ, F., SALEMA, J., PEREIRA, N., 2006. Planeamento da empresa agrícola – exercícios. Entidade gestora do programa AGRO.
KOTLER, P., ARMSTRONG, 2002. Principles of marketing. 3rd European Edition, Prentice Hall Europe. KOTLER, P., 2003. Marketing management. 11th Edition, Prentice Hall.
LINDON, D., LENDREVIE, J., LÉVY, J., DIONÍSIO, P., RODRIGUES, V., 2004. Mercator, teoria e prática do marketing. 10th Editon, Publicações Dom Quixote, Lisboa, Portugal.


T = teóricas; TP = teórico-práticas; PL = ensino prático e laboratorial; TC = trabalho de campo; S = seminário; E = estágio; OT = orientação tutória;