Qualidade Alimentar
Grau: Cursos de Especialização Tecnológica
Objectivos:Os Cursos de Especialização Tecnológica (CET`s) visam aprofundar o nível de conhecimentos científicos e tecnológicos e desenvolver competências pessoais e profissionais adequadas ao exercício profissional qualificado, ao mesmo tempo que permitem o prosseguimento de estudos no Ensino Superior.
O aumento da competitividade do sector agro-alimentar nacional, um dos que maior riqueza e emprego têm criado na indústria transformadora, passa pela implementação de novas estratégias ao nível de mercados e produtos.
Em Trás-os-Montes os produtos com indicação geográfica, denominação de origem, especialidades tradicionais e de modo de produção biológico, apresentam grande importância económica, encontrando-se em franco crescimento. A sustentabilidade do sector agro-alimentar necessita de técnicos com formação sólida, a nível científico e tecnológico, capaz de colaborar no desenvolvimento de novos produtos e de assegurar a sua qualidade.
|
Saídas Profissionais
O curso de Qualidade Alimentar pretende formar profissionais capazes de:
- Implementar e aplicar as regras básicas de higiene e segurança industrial e alimentar;
- Aplicar um conjunto coerente de metodologias e ferramentas da qualidade;
- Realizar determinações analíticas de parâmetros de controlo de qualidade nas áreas alimentares;
- Acompanhar a implementação de um sistema de qualidade e intervir activamente na implementação das normas de qualidade e segurança alimentar;
- Acompanhar a concepção de um sistema de qualidade, respondendo aos requisitos de uma norma NP EN ISO 9001, NP EN ISO 45001; NP EN ISO 14001 e NP EN ISO 22000;
- Acompanhar a implementação de sistemas de HACCP;
- Colaborar em projectos de investigação e desenvolvimento de produtos;
- Ser capaz de analisar relatórios técnicos de controlo de qualidade.
Prosseguimento de estudos
Os titulares de diploma de especialização tecnológica em Qualidade Alimentar, atribuídos pela Escola Superior Agrária do Instituto Politécnico de Bragança (ESA) podem concorrer à matrícula e inscrição nos cursos de licenciatura da ESA, ao abrigo do disposto no regulamento dos concursos especiais de acesso ao ensino superior.
De acordo com o artigo n.º 28 do Decreto-Lei n.º 88 de 23 de Maio de 2006, aos titulares do CET em Qualidade Alimentar ser-lhe-ão creditadas competências para prosseguimento de estudos, desde que se inscrevam num curso de licenciatura da ESA. O nível de creditação de competências (equivalências) depende da afinidade do CET com o curso de licenciatura escolhido.
|