Gestão de Empresas de Biotecnologia e Ambiente
Grau: Mestrado
Objectivos:O curso de Mestrado em Gestão de Empresas de Biotecnologia e Ambiente, com um cariz muito prático e aplicado, visa explorar a capacidade inovadora e empreendedora do indivíduo no exercício de uma actividade empresarial e elevar os níveis de desempenho empresarial de gestores, quadros superiores e empresários de organizações públicas e privadas. O curso está orientado, antes de mais, para o complemento da formação dos licenciados da ESA nas áreas das Bio-engenharias e do Ambiente. Contudo, pode ser frequentado por licenciados, de outras áreas tecnológicas que queiram adquirir ou actualizar conhecimentos na área da Gestão.
|
Saídas Profissionais
O mestre em Gestão de Empresas de Biotecnologia e Ambiente poderá vir a desempenhar funções nas seguintes áreas:
Auto-emprego:
- Criação de empresas de diversas áreas e sectores da actividade económica, como por exemplo:
- Na área da produção biotecnológica (p.e. processos fermentativos, obtenção de metabolitos, multiplicação de tecidos, etc), controlo de qualidade, produção agro-florestal, indústrias alimentares, entre outras;
- Consultadoria e prestação de serviços na área da Biotecnologia e Ambiente;
- Consultoria e prestação de serviços a empresas na área económico-financeira, nomeadamente: Auditoria Fiscal e Financeira, Marketing, Gestão de Aprovisionamento, Desenvolvimento de Aplicações Informáticas, Estudos de Viabilidade Económico-Financeira, Estudos de mercado, Desenvolvimento de Planos de Negócios.
Sector Privado:
- Empresas industriais ou de serviços nos mais diversos ramos de actividade: ambiente, biotecnologia, produção agro-florestal, indústrias alimentares, distribuição de produtos alimentares e bebidas, turismo rural.
- Outras empresas e organizações no sector dos serviços, designadamente: Laboratórios, Centros de Gestão, Cooperativas, Associações Agro-Florestais, Seguradoras, Gabinetes de Contabilidade e Gestão de Projectos, Instituições Bancárias, entre outras.
Serviços Públicos:
- Serviços centrais e regionais de diversos Ministérios, designadamente: Agricultura, Ambiente, Economia (em particular Autoridade de Segurança Alimentar e Económica), desempenhando funções em áreas tão diversas como o Controlo de Qualidade, Estatística, Projectos, Contabilidade, Gestão, Formação e Gestão Recursos Humanos, Gestão Financeira; Controlo Orçamental e Planeamento;
- Autarquias
- Instituições de Ensino e de Formação Profissional
- Serviços e Institutos diversos, como sejam:
- Centros Tecnológicos e Centros de Investigação e Desenvolvimento
- Cooperação Internacional no Desenvolvimento de Projectos
- Centros de Informação Europeia.
|