Os agricultores transmontanos estão preocupados com a nova praga que afecta os soutos. A vespa do castanheiro já foi detectada no Minho, na zona de Barcelos. Chegar à região transmontana é uma questão de tempo.
A Direcção Regional de Agricultura, em colaboração com as associações de produtores, as instituições de ensino superior da região e as Juntas de Freguesia já estão a distribuir informação e a sensibilizar os agricultores para apostarem na prevenção. Em Espinhosela, no concelho de Bragança, os agricultores já receberam a informação. Quem vive essencialmente dos rendimentos da castanha está preocupado com o futuro desta cultura.

Na região transmontana a palavra de ordem é prevenir. O presidente da Arborea- Associação Agro-Florestal e Ambiental da Terra Fria Transmontana, Eduardo Roxo, assegura que é fundamental os agricultores estarem atentos e terem cuidados com as novas plantações. “Temos que ter muita atenção e não importar, nem comprar plantas que não estejam devidamente certificadas e com garantias da sua sanidade. “Nós temos capacidade de controlar, de reduzir a dimensão desta praga. De que maneira? Estando atentos. Nesta altura do ano passar pelos soutos com frequência olhar para as folhas para ver se já existem alguns inchaços e se forem detectados cortar e queimar imediatamente”, realça Eduardo Roxo.

O Instituto Politécnico de Bragança está já a desenvolver investigação na área dos parasitoides que pode ser útil para encontrar uma solução para controlar a praga da vespa. Pelo menos é a esperança de Albino Bento, director da Escola Superior Agrária de Bragança e investigador na área da Protecção Integrada e Luta Biológica contra Pragas no Centro de Investigação de Montanha.
em Rádio Brigantia