Hortas de Lazer

Iniciativa “HORTAS de LAZER” [Cartaz]

1. Escola Agrária cede terrenos para Hortas de Lazer
    Estão disponíveis 30 hortas no campus do IPB que podem ser plantadas pelo preço simbólico de 20 euros anuais

A Associação Cultural e Recreativa do Pessoal do Instituto Politécnico de Bragança (ACRPIPB) acabou de lançar a iniciativa “Hortas de Lazer”. Trata-se de uma espécie de ‘Farmville’ real, em que a comunidade é convidada a meter as mãos na terra e a criar a sua própria horta. A actividade conta com a colaboração da Escola Superior Agrária (ESA), e através dela serão disponibilizadas cerca 30 hortas com aproximadamente 50 m2 de área cada, situadas no terreno contíguo ao edifício da Pousadinha, junto à ESA, no campus de Stª Apolónia do IPB. “As hortas destinam-se a ser usufruídas não só na sua finalidade mais óbvia e importante mas também como espaço de lazer e bem-estar, de experiência, aprendizagem e de certa forma de distracção saudável e em comunidade”, revelou uma fonte da ACRPIPB.

A proposta é a de formar grupos de interessados, que podem envolver
    alunos do IPB ou pessoas externas ao mesmo, desde que exista sempre um responsável/proponente pertencente à Instituição (funcionário, docente ou não docente) e associado da ACRPIPB. Estes últimos poderão também usufruir desta iniciativa individualmente. Os interessados podem propor-se à atribuição de uma horta preenchendo a ficha de inscrição em anexo entregando-a depois nas secretarias das Escolas. Posteriormente a ACRPIPB, caso as inscrições superem o número de hortas disponíveis, seleccionará as propostas com base na ordem de chegada, o número de proponentes e a predisposição que demonstrem para a iniciativa. O programa de Hortas de Lazer visa estimular e promover o interesse por práticas agrícolas sustentáveis, pela saúde, bem-estar e qualidade de vida em geral. Esta acção é uma forma interdisciplinar e participada, onde a natureza possa ser compreendida como um todo dinâmico, e o ser humano como parte integrante e agente de transformação do ambiente em que vive. Pretende-se ainda desenvolver competências, que permitam a todos os interessados compreenderem a importância de uma alimentação de qualidade; bem como desenvolver de forma lúdica e interdisciplinar, conteúdos das diversas áreas de conhecimento afectas à iniciativa proposta. Por último as Hortas de Lazer podem também contribuir para a formação de hábitos alimentares mais saudáveis. O custo de exploração anual de cada horta será de uns simbólicos 20 euros e o depósito de uma caução de 10 euros. Os utensílios de trabalho estarão a cargo dos utilizadores, sendo destinado um espaço próprio para o seu armazenamento no local. Água e adubos serão disponibilizados gratuitamente dentro das possibilidades existentes.

em Mensageiro Bragança

2. O “FarmVille” do IPB

Quem quiser praticar agricultura sem sair do centro da cidade pode fazê-lo nas 30 hortas que a Associação Cultural e Recreativa do Instituto Politécnico de Bragança (ACRPIPB) disponibiliza no campus de Santa Apolónia, junto à Escola Superior Agrária (ESA).

O desafio é lançado através do projecto “Hortas de Lazer”, uma acção lançada pela ACRPIPB para “estimular e promover o interesse por práticas agrícolas sustentáveis, pela saúde, bem-estar e qualidade de vida em geral a todos os que o pretendam, em especial à comunidade do Instituto”.
    Na passada quarta-feira, a ACRPIPB promoveu um convívio de promoção do projecto, onde foi feita a entrega simbólica de cada “Horta de Lazer”.
    O programa arrancou em Março passado e foi sendo executado ao longo dos últimos meses, com a preparação do terreno, delimitação das hortas, implemtação de sistema de rega e colocação de compostores.
    A adesão tem sido significativa, pelo que o projecto já é conhecido como o FarmVille do IPB, não nas páginas do Facebook, mas no terreno e em contacto com a terra.

Atribuição da horta dá direito a participar em palestras e aulas sobre técnicas de agricultura ecológica

O programa destina-se a docentes e funcionários do IPB, mas também a alunos ou pessoas externas à instituição, desde que exista sempre um responsável/proponente pertencente ao Instituto e associado da ACRPIPB. O programa também está a aberto a associados de entidades ou associações que tenham estabelecido protocolos com a ACRPIPB.
    Cada horta, situada em terreno anexo ao edifício da “Pousadinha”, tem cerca de 50 metros quadrados e custa 20,00 euros por ano a cada utilizador, individual ou em grupo.
    Para assegurar a cedência das “Hortas de Lazer”, os beneficiários deverão participar em acções de formação sobre a temática da agricultura ecológica, a promover pela ACRPIPB.
    Aliás, a atribuição da horta dá direito a participar em palestras e aulas sobre técnicas de agricultura ecológica, irrigação, uso da água e do solo, entre outras temáticas.
    Já os utensílios de trabalho estarão a cargo dos utilizadores, sendo destinado um espaço próprio para o seu armazenamento no local. A água e os adubos, por seu lado, também serão disponibilizados gratuitamente, dentro das possibilidades existentes.
    em Jornal Nordeste

3. sou funcionário publico com duas filhas a meu cargo residente em caminho da vila em Bragança, pois também gostava de ter uma horta

4. HERCULINA ANES

2012/07/15 at 20:11

sou reformada da função puclica, tenho dois filhos um trabalha e outro desempregado, vivem em minha casa em Vale de Álvaro, em Bragança, gosto da agricultura pois os meus Pais ensinaram-me como se trata de uma horta, e é um pequeno meio de subsistência de ter uma horta e colher tudo de bom que a terra dá, embora
    seja pequena, mas sim suficiente para uma ocupação soudável e rentável.
    obrigado.

5. Sílvia Afonso

2018/04/23 at 7:32

eu pretendia alugar uma horta no ipb, para cultivar as coisas pequenas, e agradecia uma resposta breve.