Notícias ESA

Blogue de notícias da Escola Superior Agrária de Bragança

II Forum Internacional de Países Produtores de Castanha

No âmbito da Norcastanha o Instituto Politécnico de Bragança e a Câmara Municipal de
Bragança promovem o II Forum Internacional de Países Produtores de Castanha que se
realizará no Auditório Pequeno da Escola Superior Agrária do Instituto Politécnico de
Bragança, no dia 11 de Novembro, pelas 14h.

2 Comments

1. O papel dos cogumelos na protecção contra doenças do castanheiro foi debatido no II Fórum Internacional de Países Produtores de castanha.

Está provado que os cogumelos têm uma função importante na protecção dos castanheiros. A ideia foi apresentada ontem por Anabela Martins, do departamento de Biotecnologia do Instituto Politécnico de Bragança (IPB) no II Fórum Internacional de Países Produtores de castanha.

Na apresentação “Cogumelos e micorrizas: papel na protecção contra doenças do castanheiro” a professora explicou que as micorrizas – raízes de plantas com fungos associados – têm um papel protector contra a doença das raízes.

Os cogumelos vivem, em muitos casos, associados às raízes das árvores e conferem por isso “uma protecção contra doenças, sobretudo se elas vieram do solo”, referiu Anabela Martins. Segundo a investigadora, independentemente de serem comestíveis ou não todos os cogumelos têm uma função no solo e são, durante todo o ano, uma ajuda importante para a alimentação e protecção da planta.

“Verificámos que, em terrenos infectados com doenças da tinta, as plantas associadas a fungos tinham mais 25 % de sobrevivência do que aquelas que não tinham nenhum fungo associado” adiantou Anabela Martins. Os agricultores devem por isso “preservar os cogumelos que aparecem nos seus soutos”, preveniu.

2. Dresseunsus

2009/11/23 at 8:24