Parque Ciência e Tecnologia para Trás-os-Montes

A Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD), o Instituto Politécnico de Bragança (IPB), as Câmaras Municipais de Bragança e Vila Real e a Associação do Parque de Ciência e Tecnologia do Porto (Rede de Parques C&t E Incubadoras – PortusPark) vão assinar, na próxima sexta-feira, um protocolo para a criação de um Parque de Ciência e Tecnologia (PC&T) na região de Trás-os-Montes e Alto Douro.
Neste documento estão reunidas as condições de acesso e as regras de financiamento comunitário da União Europeia, através do FERDER, para que o parque possa ser construído. O protocolo pode, ainda, ser subscrito por outras instituições e empresas que se queiram associar ao projecto.
O PC&T será voltado para o sector agro-industrial e pretende associar as novas tecnologias ao nível do Ambiente, da Biotecnologia, das Ciências Florestais e Veterinárias. Tendo em conta a proximidade da Região Demarcada do Douro, o parque irá privilegiar o vinho e a vinha, desenvolvendo uma nova centralidade na região.
As principais linhas de intervenção do projecto estarão centradas em áreas de negócio em que a UTAD possui competências ao nível da investigação e do conhecimento. Por outro lado, os antigos alunos também desenvolvem a sua actividade profissional em áreas de negócio que se enquadram nas linhas de actuação estratégica previstas para o PC&T, pelo que serão potenciais investidores neste domínio.

Transferência dos avanços científicos e tecnológicos para as empresas aumentará a competitividade

O projecto tem como objectivo promover a competitividade regional e potenciar o desenvolvimento económico do Interior Norte. A implementação do parque aumentará, ainda, a capacidade de resposta aos desafios do tecido económico e produtivo, nomeadamente no desenvolvimento de produtos e serviços, visto que os avanços científicos e tecnológicos serão transferidos para as empresas.
Desta forma, os empresários poderão aumentar a competitividade no mercado nacional e internacional.
As condições criadas pelo PC&T serão, igualmente, favoráveis à estimulação do espírito empreendedor, o que impulsionará a proliferação de pequenas e médias empresas.
Outra das componentes deste projecto é o aproveitamento de sinergias entre as instituições de ensino superior, as instituições de desenvolvimento e as empresas de base tecnológica, constituindo um motor de projectos âncora.
O Parque de Trás-os-Montes e Alto Douro poderá ser dividido em dois pólos, que nascerão em Vila Real e em Bragança.

Fonte: Jornal Nordeste

1. Trás-os-Montes: PC&T deverá criar 1.000 empregos qualificados
    O Parque de Ciência e Tecnologia de Trás-os-Montes (PC&T), que terá pólos em Bragança e Vila Real, poderá criar dentro de cinco anos cerca de 1000 postos de trabalho directos, anunciou hoje fonte do projecto.

A Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD), o Instituto Politécnico de Bragança (IPB), as câmaras municipais de Vila Real e de Bragança, e a PortusPark – Rede de Parques de C&T e Incubadoras assinaram hoje, em Vila Real, um protocolo com vista à construção do parque.

Emídio Gomes, presidente da PortusPark, referiu que o PC&t se vai repartir por dois pólos, um em Bragança, mais direccionado para o ambiente e energias renováveis, e um outro em Vila Real, dirigido para o sector agro-alimentar.

O responsável prevê que o pólo crie, dentro de quatro a cinco anos, 1000 postos de trabalho qualificado.

«A experiência de outros parques diz-nos que, por cada emprego directo, poderão ser criados entre a quatro a cinco postos de trabalho indirectos», frisou.

Os parceiros vão apresentar uma candidatura única aos fundos comunitários e, se tudo correr bem, as obras poderão começar até ao final do ano ou início de 2009.

Diário Digital / Lusa