foto A inauguração da sede da Associação de Estudantes Africanos do Instituto Politécnico de Bragança (AEAIPB), marcada para hoje, vai dar início à Semana dos PALOPs.
Esta iniciativa pretende dar as boas vindas aos novos alunos que se deslocam de Cabo Verde, Angola, S. Tomé e Príncipe ou Moçambique para estudar em Bragança e, ao mesmo tempo, divulgar a cultura dos países africanos de língua oficial portuguesa.

Neste momento, o IPB conta com 80 estudantes africanos, 30 dos quais ingressaram na Escola Superior de Tecnologia e Gestão de Mirandela.
Após a inauguração da sede, está prevista a exibição de um filme cabo-verdiano no auditório da Escola Superior de Tecnologia e Gestão de Bragança, bem como a abertura de uma exposição de fotografia e de alguns artigos alusivos aos países africanos.
No dia seguinte, Bragança vai receber uma comitiva de embaixadores e representantes dos quatro países africanos para falarem sobre a realidade económica e as oportunidades de emprego de Angola, Cabo Verde, S. Tomé e Moçambique.
A cultura é outro dos momentos importantes da Semana, com a actuação, no auditório Paulo Quintela, do grupo de Ballet de Bragança, do Grupo de Dança Africana de Bragança e de um grupo cabo-verdiano.
No campo desportivo vai realizar-se um torneio de futebol, que vai contar com a participação dos alunos do IPB.
A Semana dos PALOPs encerra, no próximo sábado, com uma festa africana num bar da cidade de Bragança.

Fonte: Jornal Nordeste