IPB vai produzir energias renováveis

O Instituto Politécnico de Bragança vai avançar com um projecto inédito em termos de produção de energias renováveis. Um parque de demonstração de energias renováveis. No imediato, até ao fim de Janeiro, deve ficar pronto um espaço com placas fotovoltaicas. Um investimento de cerca de 25 mil euros, suportado pelo IPB.

Este equipamento, a instalar no campus, vai produzir cerca de 3KW de energia, que vão ser vendidos à EDP, prevendo-se que daí possa advir um rendimento de 25 mil euros para o politécnico, nos próximos seis anos. Dinheiro que deverá amortizar o investimento e que cumpre um dos objectivos para o qual o parque vai ser criado.
O equipamento também vai servir para a investigação e apoio à comunidade escolar exterior. Paulo Leitão, Vice-Presidente da Escola Superior de Tecnologia e Gestão de Bragança adianta que para além da energia fotovoltaica, no parque, também vão ser implantadas torres eólicas e também vão apostar na criação de biomassa e bio-combustíveis.
A energia éolica só deverá começar a ser explorada lá para Setembro de 2008. Deverão ser produzidos por esse meio 2 KW de electricidade. Também está em estudo a instalação de uma mini-hídrica no Fervença, na parte em que o rio atravessa o campus universitário.

Fonte: RBA

1. Excelente ideia.
    O IPB começa a parecer-se com aquilo que deve ser um Politecnico

2. O distrito de Bragança, com 1000 MW, é aquele que regista maior produção de energia eléctrica a partir de fontes de energia renováveis (FER), segundo as estatísticas rápidas da Direcção-Geral de Energia e Geologia, relativas ao mês de Dezembro de 2007.

Na lista dos distritos com maior produção seguem-se Viana do Castelo (830 MW), Viseu (766 MW), Coimbra (731 MW), Vila Real (628 MW) e Braga (614 MW).

Excluindo a grande hídrica, Viseu, Coimbra, Castelo Branco, Lisboa, Vila Real, Braga, Santarém e Guarda são os principais distritos em termos de potência instalada, correspondendo a potência destes oito distritos a 74 por cento do total.

No final de Dezembro, Portugal tinha 7 409 MW de capacidade instalada para produção de energia eléctrica a partir de FER. O acréscimo de potência instalada, relativamente a Novembro, deveu-se à entrada em funcionamento de uma nova central eólica. A potência eólica instalada no final de Dezembro situava-se em 2 108 MW, distribuída por 152 parques, com um total de 1 132 aerogeradores ao longo de todo o território.

A incorporação de FER no consumo bruto de energia eléctrica foi de 36 por cento em 2006. Portugal foi, em 2005, o sexto país da União Europeia (UE15) com maior incorporação de energias renováveis. A descida de um lugar, relativamente a 2004, deve-se ao forte decréscimo da produção hídrica em 2005.

Seria também interessante saber qual a percentagem de energia eléctrica hidroelectrica produzida pelas barragens dó distrito, que as da EDP no douro Internecional quer dos produtores independentes nas diversas mini-hidricas.

Ambiente Online, 2008-03-05