Motivar os estudantes para a vida académica e integrá-los na instituição foi o objectivo da recepção aos caloiros que o Instituto Politécnico de Bragança (IPB) organizou, na passada terça-feira, no Auditório ao Ar Livre do Campus de Santa Apolónia.

[..] o IPB foi a instituição de ensino superior do interior do País que mais alunos conseguiu colocar neste ano lectivo.

Aposta na qualidade e visibilidade da instituição resultou no elevado número de novos alunos

IPB dá as boas vindas aos caloiros

“A vida constrói-se com diversão e trabalho e estamos aqui para mostrar que contamos com os estudantes para trabalhar”, adiantou o presidente do IPB, Sobrinho Teixeira.
Com 1467 alunos colocados nas duas fases, a instituição desenvolveu, no último ano, um esforço no sentido de captar novos alunos. “Os docentes andaram em várias escolas secundárias a dar a conhecer a qualidade do Instituto, pois muitas vezes temos dificuldade em fazer chegar essa informação a estudantes e aos próprios pais”, explicou o responsável.
Além desta aposta, Sobrinho Teixeira sublinha a publicidade que passa de “boca em boca”. “Muitos jovens decidiram frequentar o IPB porque outros alunos lhes falaram muito bem desta instituição”, acrescentou.
A par das condições da instituição, a qualidade de vida de Bragança e Mirandela também pesam na escolha dos alunos. “Nos últimos anos verificou-se um grande investimento em infra-estruturas nas duas cidades, factor que, associado ao baixo custo de vida, permite aos estudantes ter acesso a uma formação e vida com qualidade”, assegurou Sobrinho Teixeira.
O responsável acredita que, a curto prazo, a região beneficiará com os profissionais que serão formados no IPB. “Todos estes alunos induzem o desenvolvimento regional, pelo que, dentro de alguns anos, vamos ver os reflexos desta aposta”, assevera o responsável.
Recorde-se que o Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior concedeu ao IPB o maior aumento de financiamento atribuído ao factor qualidade, que coloca o estabelecimento em primeiro lugar no contexto das instituições de ensino superior.
Além disso, o IPB foi a instituição de ensino superior do interior do País que mais alunos conseguiu colocar neste ano lectivo.

Fonte: Jornal Nordeste