Os alunos que terminam os cursos no Instituto Politécnico de Bragança e que queiram criar um negócio próprio estão a receber dicas sobre como o fazer da melhor maneira. Este é o objectivo do programa Poliempreende que arrancou no IPB através do gabinete de apoio de empreendedorismo. No programa participam instituições do ensino superior e algumas entidades bancárias e pretende ajudar os alunos na criação de projectos de empregabilidade.

O gabinete de empreendedorismo do politécnico de Bragança, já conta com 220 inscritos neste programa. “O politécnico quer demonstrar que há uma preocupação com o futuro dos alunos e queremos apoiá-los após o processo formativo” refere José Adriano Rodrigues, responsável do IPB pela área do empreendedorismo.

O IAPMEI, Instituto de Apoio às Pequenas e Médias Empresas e à Inovação, é uma das instituições que dá apoio aos alunos finalistas quando decidem criar o seu próprio negócio. “Pode ajudar através do programa FINICIA que prevê a comparticipação até 95% para projectos até 45 mil euros para novas iniciativas e projectos que contenham alguma inovação ou que sejam diferenciadores do que já existe no mercado” explica Teodoro Pereira, coordenador do IAPMEI de Bragança.

O gabinete de apoio de empreendedorismo do Instituto Politécnico de Bragança pretende deste modo, contribuir para o encorajamento dos estudantes quando se aproxima a hora de procurar emprego.

Fonte: Radio Brigantia