Levantamento de Necessidades de Tecnologia e Conhecimento das empresas da fileira da Castanha da Região
Esta ação constitui o trabalho inicial de base territorial descentralizada para sensibilizar e informar as empresas da região da fileira da Castanha, sobre a Importância da transferência e apropriação de I&I nos sistemas produtivos das respetivas PME's. Serão realizadas 10 ações desconcentradas, 1 por cada um dos Municípios alvo. Destas ações e dos inquéritos realizados será produzido um relatório com o levantamento de necessidades de Tecnologia e Conhecimento nas empresas da fileira da Castanha da Região, face ao conhecimento e tecnologia gerado pelos centros de conhecimento e investigação, nomeadamente o Instituto Politécnico de Bragança – IPB.
Ações de disseminação e de difusão de novos conhecimentos e tecnologias geradas no âmbito da I&D, para o tecido empresarial, através de ações setoriais de experimentação, na área dos métodos de tratamento de pragas e doenças do castanheiro
A ação n.º 2 consiste na realização de ações de disseminação e de difusão de novos conhecimentos e tecnologias geradas no âmbito da I&D, para o tecido empresarial, através de ações setoriais de experimentação, na área dos métodos de tratamento de pragas e doenças do castanheiro. Para tal, serão realizados 21 campos experimentais e 63 ações de disseminação e de difusão de novos conhecimentos e tecnologias, envolvendo mais de 300 empresas produtoras e centros de investigação, nos seguintes temas:
- Métodos de tratamento biológico para o Cancro do Castanheiro;
- Métodos de tratamento para a doença da Tinta do Castanheiro;
- Métodos de combate à vespa das galhas do castanheiro e
- Métodos de combate às pragas associadas à castanha.
Iniciativas de interação com o ambiente empresarial, para a sensibilização, partilha e mapeamento de oportunidades de desenvolvimento de novas aplicações de Tecnologias e Conhecimentos na fileira do Castanha na Região
Esta ação prevê a criação e dinamização de comunidade de inovação entre Centros de Produção de Conhecimento, Empresas e Agentes da Envolvente Empresarial, por forma a potenciar a partilha e aplicação de Investigação e Desenvolvimento Tecnológico, bem como a geração de novas ideias e projetos de I&D. Assim, esta ação pretende estruturar comunidades que sejam capazes de identificar e dinamizar oportunidades de desenvolvimento de Tecnologias e Conhecimento para a fileira da castanha, de forma a incentivar a constante transferência de I&D para o tecido empresarial.
Ações de valorização económica dos resultados da investigação
Esta ação, complementar da ação n.º 3, consubstancia a realização de ações preparatórias para a transferência de tecnologia e conhecimento, para a validação de protótipos e provas de conceito e o registo de patentes e licenciamento de Propriedade Industrial
Iniciativas de interação com o ambiente empresarial para a promoção nacional e internacional de tecnologias e de conhecimento, produzidos na região no âmbito da fileira da Castanha
A ação 5 consubstancia a realização de encontros business to business (B2B) entre o Centro de I&I do IPB e empresas regionais, nacionais e internacionais, com o intuito de promover a relação com as empresas e potenciar a difusão e a valorização económica dos resultados de I&I produzidos na região. Por outro lado, com a realização destas reuniões procurar-se-á estreitar as relações entre o STC e os mercados, contribuindo para a constituição de redes de colaboração para a geração de novas oportunidades e projetos de I&D no âmbito da fileira da castanha. Desta forma, está prevista a realização de 13 encontros B2B, 5 a nível regional, 5 com empresas nacionais e 3 reuniões em mercados externos, de forma a promover o conhecimento produzido nos mercados internacionais e trazer conhecimento e I&D externo para o tecido empresarial nacional.
Promoção e divulgação do projeto
Esta atividade consubstancia ações de divulgação, disseminação e promoção da apropriação das competências, do know-how e dos produtos que resultam do projeto. Para tal, serão realizadas diversas ações, sendo de destacar 1 sessão de lançamento de projeto, 1 seminário, a dinamização de uma campanha de comunicação que promova a divulgação do projeto, bem como a transferibilidade e apropriação dos resultados e produtos junto dos potenciais beneficiários finais, entre outros.