Professor do IPB retrata vivências e gentes transmontanas em livro

foto

Peripécias em Trás-os-Montes

A mulher transmontana, encontros e desencontros amorosos, vivências e o dia-a-dia nas aldeias, actividades agrícolas e a dureza do povo transmontano são descritas com humor e leveza por Luciano Cordeiro Rodrigues no livro “Em Terras de Trás-os-Montes”, lançado no passado dia 14 de Março.

O docente na Escola Superior Agrária do Instituto Politécnico de Bragança baseou-se nas suas próprias recordações de infância e adolescência, bem como nas estórias rurais para criar os 12 contos que integram a obra. “Este livro reflecte as minha vivências, sendo que também teve uma influência decisiva o meu pai que era um exímio contador de histórias”, explicou Luciano Cordeiro Rodrigues.
Deste modo, na obra pode conhecer-se o dia-a-dia de um rapaz que conhecia todas as técnicas e artimanhas para apanhar pássaros. Também se pode viajar pelo mundo agrícola e as suas tradicionais actividades, bem como pelos encontros e desencontros amorosos através das peripécias de três personagens que formam um triângulo amoroso. “Qualquer pessoa se pode rever nestes contos, pois apensar de terem algum cunho pessoal, focam personagens típicas e a própria região”, sublinhou o docente.
O carácter trabalhador da mulher transmontana também foi referido pelo escritor, assim como a “resistência” do povo e actividades transmontanas. “Além de abordar as coisas belas da região, falo da dureza que era trabalhar, por exemplo, nas minas. O facto de serem obrigados a ir para fora”, acrescentou Luciano Cordeiro Rodrigues. Deste modo, o livro divide-se em 12 contos, como “António, o gadanheiro”, “O mundo do Zé dos pássaros”, “Visita a uma aldeia transmontana”, “Convivência de sexos na aldeia” e “Os amores de uma professora”, entre outros.
Recorde-se que “Em Terras de Trás-os-Montes” foi publicado por Lello Editores, com o apoio financeiro da Direcção Regional de Cultura do Norte.
Por: Sandra Canteiro