A Associação Portuguesa de Ecologia da Paisagem (APEP) é uma associação sem fins lucrativos fundada em 1999 por um conjunto de cientistas e técnicos com interesse no estudo e na conservação das paisagens em Portugal.

A APEP faz parte da International Association for Landscape Ecology (IALE), que representa em Portugal, e da IALE-Europe.

A APEP dedica-se sobretudo às seguintes actividades:

• Organização de encontros, debates, colóquios e conferências sobre temas de interesse na área da Ecologia da Paisagem, bem como outras manifestações de carácter científico e cultural
  • Promoção do intercâmbio com outras entidades, universidades e centros de Investigação nacionais ou estrangeiros, além das instituições de carácter técnico ou administrativo cujas competências se integram na área da Ecologia da Paisagem
  • Desenvolvimento e execução de projectos de investigação aplicada, individuais ou colectivos, na área da Ecologia da Paisagem
  • Realização de trabalhos de ecologia da paisagem, em resposta a solicitações externas

A APEP organiza habitualmente dois encontros/jornadas nacionais com participação internacional. Em 2001 organizou as Primeiras Jornadas Ibéricas de Ecologia da Paisagem em colaboração com a sua congénere espanhola. Em 2005 organizou o European IALE Congress 2005. A APEP participa habitualmente nos eventos organizados pela IALE e outras entidades nacionais e internacionais com relação à ecologia da paisagem, tais como a APDR, SPECO ou IUFRO. A APEP tem também participado activamente na vida interna da IALE e IALE Europe, que ajudou a criar.

Os sócios da APEP são investigadores, professores universitários, quadros técnicos e outros profissionais de diversas áreas científicas com interesses na ecologia da paisagem.