IV Conferência Ibérica de Ecologia da Paisagem
 
Universidade do Algarve, Faro, 8-9 novembro 2018
 
A IV Conferência Ibérica de Ecologia da Paisagem (IV CIEP) pretendeu dar continuidade à colaboração ibérica em Ecologia da Paisagem cujo último encontro foi em 2016 em Cáceres, identificando linhas de colaboração e de trabalho entre as comunidades científicas dos dois países, e dinamizando e incentivando a Ecologia da Paisagem enquanto disciplina e enquanto ferramenta. Após decorrido algum tempo da emergência desta disciplina na Península Ibérica (anos 90), é necessário continuar a contribuir para o amadurecimento desta matéria. Neste contexto a realização destes encontros revela-se muito importante para este objetivo, assim como para envolver investigadores e profissionais a trabalhar nesta área, e impulsionar a investigação aplicada à resolução dos crescentes desafios que se colocam às comunidades ibéricas face aos fenómenos globais dominantes. Nestes destacam-se as alterações climáticas e os seus efeitos no funcionamento equilibrado e sustentado das suas paisagens, incluindo as populações que nelas vivem, trabalham, e ou disfrutam.
 
O primeiro dia e a metade do segundo dia foram dedicados a sessões científicas temáticas. Ao final do primeiro dia realizaram-se duas reuniões separadas, nomeadamente uma reunião da AEEP e a Assembleia Geral da APEP. Seguidamente foi realizada uma breve reunião conjunta para debater linhas futuras de colaboração entre os colegas dos dois países.
 
A tarde do segundo dia foi dedicada a uma visita de campo à Serra de Monchique (área ardida).
 
Os temas selecionados para as sessões temáticas foram:
 
I. A Ecologia da Paisagem no ordenamento e projeto de paisagem Contributos que evidenciassem o papel do projeto e do ordenamento como elemento de articulação entre a Ecologia da Paisagem e os processos de alterações das paisagens, abordando, quer a transferência de conhecimento da ciência para a prática, quer o uso do projeto e do ordenamento como objeto de estudo e de experimentação (monitorização).
 
II. Gestão integrada das paisagens rurais e conservação da natureza Contribuições da Ecologia da Paisagem aplicada à gestão integrada dos espaços rurais, incluindo a problemática dos incêndios florestais e a conservação da biodiversidade em sistemas socioecológicos. A análise, avaliação, planeamento e intervenção são ferramentas de apoio à gestão da paisagem que contribuem para a compatibilização e integração das alterações resultantes dos processos ecológicos e socioeconómicos.
 
III. Sustentabilidade e resiliência das paisagens Contributos sobre princípios orientadores e abordagens metodológicas para desenvolver ambientes que promovam a resiliência dos ecossistemas, lugares e paisagens, criando oportunidades de colocar em ação as capacidades intrínsecas dos sistemas vivos potenciadoras da resiliência: biodiversidade, conetividade, multifuncionalidade, redundância e adaptação.
 
IV. Serviços dos ecossistemas e das paisagens Contributos no âmbito de investigações direcionadas a: modelos de avaliação, estabelecimento de indicadores de serviços dos ecossistemas e das paisagens (SEP); estratégias de operacionalização e de aplicação prática; contribuição dos SEP para o desenvolvimento de políticas públicas de gestão sustentável da paisagem.
 
V. Padrão-processo e perceção da paisagem Contributos sobre a perceção humana dos padrões espaciais e dos processos espaciais subjacentes, que reflita e capte o lado intangível da paisagem - os sentidos, as emoções e crenças, os desejos, as atitudes e comportamentos, individuais e coletivos. Contributos para um melhor entendimento da relação recíproca entre a estrutura e processos espaciais dominantes nas paisagens e da sua perceção.
 
Desta forma pretenderam-se abordar temas emergentes na Península Ibérica (assim como em outras regiões do mundo) que, de certa forma, são relativamente mais jovens na sua abordagem, tal como os temas I, IV e V, comparativamente a outros temas mais tradicionais (II e III). As comunicações dos oradores convidados tiveram uma duração de 30 minutos, e as restantes de 15 minutos. Outras contribuições foram apresentadas em forma de posters.
 
André Botequilha Leitão
 
O livro de resumos da IV Conferência Ibérica de Ecologia da Paisagem já está publicado. Conference Abstract book is published.
Para aceder, por favor siga o link; To acess, please follow the link
 

 

Pode também fazer o download das duas versões originais através: 
Also possible to download the two original versions of the book at:

https://www.geracaoconsciente.pt/IV-eco-paisagem/ebook.pdf   (versão digital)

https://www.geracaoconsciente.pt/IV-eco-paisagem/print.pdf  (versão para impressão)