Temas

I. A ecologia da paisagem no ordenamento e projeto de paisagem

Pretendem-se reunir contributos que evidenciem o papel do projeto e do ordenamento como elemento de articulação entre a ecologia da paisagem e os processos de alterações das paisagens, abordando, quer a transferência de conhecimento da ciência para a prática, quer o uso do projeto e do ordenamento como objeto de estudo e de experimentação (monitorização).

II. Gestão integrada das paisagens rurais e conservação da natureza

Neste tema pretendem-se integrar contribuições da ecologia da paisagem aplicada à gestão integrada dos espaços rurais, incluindo a problemática dos incêndios florestais e a conservação da biodiversidade em sistemas socioecológicos. A análise, avaliação, planeamento e intervenção são ferramentas de apoio à gestão da paisagem que contribuem para a compatibilização e integração das alterações resultantes dos processos ambientais e socioeconómicos.

III. Sustentabilidade e resiliência das paisagens

Neste tópico esperam-se contributos sobre princípios orientadores e abordagens metodológicas para desenvolver ambientes que promovam a resiliência dos ecossistemas, lugares e paisagens, criando oportunidades de colocar em ação as capacidades intrínsecas dos sistemas vivos potenciadoras da resiliência: biodiversidade, conetividade, multifuncionalidade, redundância e adaptação.

IV. Serviços dos ecossistemas e das paisagens

Solicitam-se contributos no âmbito de investigações direcionadas a: modelos de avaliação, estabelecimento de indicadores de serviços dos ecossistemas e das paisagens (SEP); estratégias de operacionalização e de aplicação prática; contribuição dos SEP para o desenvolvimento de políticas públicas de gestão sustentável da paisagem.

V. Padrão-processo e perceção da paisagem

A perceção humana dos padrões espaciais e dos processos espaciais subjacentes reflete e capta o lado intangível da paisagem - os sentidos, as emoções e crenças, os desejos, as atitudes e comportamentos, individuais e coletivos. Esperam-se contributos para um melhor entendimento da relação recíproca entre a estrutura e processos espaciais dominantes nas paisagens e da sua perceção.

Submissão de Resumo

Resumo (template)

Data limite para submissão: 8 de outubro de 2018 (NOVA DATA)

Data de aceitação: até 15 de outubro

Propostas de comunicação

Encontra-se aberta a chamada para Propostas de Comunicação, para a IV Conferência Ibérica de Ecologia da Paisagem: A paisagem como modelo e infraestrutura para a adaptação das sociedades às alterações globais, a realizar nos dias 8 e 9 de novembro de 2018 em Faro, na Universidade do Algarve. A submissão de propostas de comunicação deve ocorrer até às 23h59 do dia 16 de setembro de 2018.

Os resumos submetidos deverão evidenciar um bom conhecimento da literatura atual e as questões de pesquisa deverão ser relevantes e pertinentes aos temas desta Conferência. Estudos puramente descritivos são desencorajados a menos que eles documentem aspetos importantes e relativamente desconhecidos em estudos de paisagem, com um interesse amplo. Contribuições que não articulem claramente a relevância da ecologia de paisagem nos estudos apresentados podem não ser adequadas para aa Conferência.